• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Irmã de Kim Jong Un manda explodir o escritório de ligação com a Coreia do Sul

POR Erik Ely    EM Curiosidades      16/06/20 às 14h59

Hoje (16/06), a irmã de Kim Jong Un, Kim Yo-jong, mandou explodir o escritório de ligação com a Coreia do Sul, na cidade fronteiriça de Kaesong. De acordo com o ministério da Unificação, isso aconteceu após dias conturbados, com ameaças e críticas por parte da Coreia do Norte.

Segundo uma mensagem divulgada pelo ministério, responsável pelas relações entre as duas Coreias, "a Coreia do Norte explodiu o escritório de Kaesong às 14h49 locais". Por meio de um vídeo retirado de imagens de segurança, é possível assistir o momento exato da explosão. De fato, é uma resposta série e mais do provocativa do país. Para se ter uma ideia, a explosão foi tão grande que janelas em edifícios vizinhos também se quebraram.

Tudo começou com panfletos contra o regime de Kim Jong-Un

Ontem, antes da explosão acontecer, o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, tentou amenizar o clima tenso entre os países. Isso aconteceu, depois da divulgação de panfletos contra o regime de Kim Jong-Un. Contudo, mesmo com a Coreia do Sul tentando manter o diálogo e a cooperação, Pyongyang, capital da Coreia do Norte, cortou linhas diretas com seu vizinho. Em seguida, prometeu que todos os contatos seriam suspendidos caso Seul não impedisse os desertores de enviar panfletos e outros materiais.

Caso nada fosse feito, a Coreia do Norte insinuava a possibilidade de fechar o escritório conjunto de ligação no vizinho. Mas, além disso, outras medidas retaliatórias também seriam anunciadas. "As promessas de paz na península coreana que o presidente Kim Jong-Un fez diante de nossos 80 milhões de habitantes não podem ser revogadas", afirmou Moon.

Antes mesmo que a Coreia do Sul tomasse qualquer tipo de medida, as linhas telefônicas diretas com seu vizinho foram cortadas. "Também lamento que as relações Coreia do Norte-EUA e intercoreanas não tenham progredido como esperado", afirmou Moon. "Mas o que é o mais importante é a confiança, que o Sul e o Norte deveriam construir através do diálogo constante", completou o presidente da Coreia do Sul.

Ameaças feitas por Kim Yo-jong, a irmã de Kim Jong-un

Segundo Kim Yo-jong, a irmã de Kim Jong-un, ações seriam tomadas. No entanto, o que não se esperava é que elas fossem tão drásticas. "Sinto que já é hora de romper com as autoridades sul-coreanas. Tomaremos as próximas ações em breve", afirmou Kim Yo Jong. "Ordeno (....) que a entidade encarregada dos assuntos com o inimigo adote a próxima ação decisiva", completou Kim Yo Jong. Atualmente, Yo Jong é uma importante conselheira de seu irmão. Por isso, é sugerido que a ordem da explosão tenha partido diretamente dela.

Em 2018, o escritório de ligação foi inaugurado como parte dos projetos para diminuir as tensões na região. Porém, com o aumento das tensões, a destruição do prédio veio como uma resposta mais bastante claro da Coreia do Norte. Dessa forma, momentos antes da explosão, foi informado que uma intensa fumaça tomou conta da área do complexo industrial que fica no escritório. Assim, pouco tempo depois, a explosão foi anunciada.

Até pouco tempo, o prédio de quatro andares era usado para que representantes sul e norte-coreanos trabalhassem juntos. Desse modo, esse foi o primeiro canal de contato entrou os países desde a Guerra da Coreia. Tendo durado de 1950 a 1953, a conflito terminou com um cessar-fogo. No entanto, nunca houve, de fato, um acordo definitivo de paz entre os países.

No momento da explosão, não haviam funcionários trabalhando no local. Isso porque, o escritório estava fechado desde janeiro, por conta das medidas de isolamento social. Dito isso, até o momento de fechamento do escritório, haviam pelo menos 58 funcionários trabalhando no local.

Próxima Matéria
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+