icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Isso é o que acontece com o organismo de uma pessoa que não toma café da manhã

POR Natália Pereira    EM Curiosidades      06/12/17 às 12h42
capa do post Isso é o que acontece com o organismo de uma pessoa que não toma café da manhã

Uma boa alimentação é extremamente importante para o desenvolvimento do corpo humano. Começar o dia com um belo café da manhã pode trazer maiores resultados do que a maioria imagina. O hábito não é levado a sério no Brasil devida a correria constante enfrentada no dia-a-dia. Isso faz com que a maioria acabe deixando essa importante refeição de lado, acarretando em uma série de prejuízos a sua saúde.

O café da manhã é responsável por fornecer 25% da energia que necessitamos para enfrentar o nosso cotidiano. Um estudo promovido pela Abima, Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentares, e feito pelo ILSI, International Life Sciences Institute, indica que apenas 30% da população toma um café da manhã completo. Isso mostra como a primeira e mais importante refeição do dia não é levada a sério. Para enfatizar a importância de se manter esse hábito, vamos mostrar quais as consequências de não se tomar um café da manhã adequado.

O efeito causado pelo café da manhã

Uma pesquisa feita pela Universidade de Bath, no Reino Unido, buscou entender o metabolismo daqueles que tomam ou não o café da manhã. Outro objetivo do estudo era examinar como essa refeição age nas células de gordura de uma pessoa obesa e uma não obesa. Para que isso fosse possível, foram estudados 49 participantes adultos por 6 semanas. Mais da metade das pessoas estavam dentro do seu padrão de peso, enquanto 20 delas estavam acima do ideal, de acordo com o IMC (Índice de Massa Corporal). Eles foram divididos em dois grupo, aqueles que iriam consumir um café da manhã com cerca de 350 quilocalorias em até duas horas depois de acordarem, e os que permaneceriam em jejum até as 12:00.

Durante o teste foram examinados os marcadores de saúde cardiometabóica, o apetite dos voluntários, a distribuição de sua gordura corporal e 44 genes responsáveis pela regulação das proteínas-chave, assim como a capacidade das células de gordura de responderem a insulina através da glicose.

Os resultados

As respostas observadas nas pessoas com menos e mais gordura corporal foram diferentes umas das outras. Por mais que o senso comum diga o contrário, as células de gordura das pessoas com o peso acima da média não conseguiram absorver a glicose na mesma quantidade que as pessoas com o peso adequado que pularam o café da manhã. Eles acreditam que isso acontece porque o corpo dessas pessoas tentam impedir que uma grande quantidade de glicose seja armazenada por suas células. Isso mostra que ao pular a primeira refeição do dia, as pessoas acima do peso tem maior dificuldade para queimar gordura. A atividade dos genes responsáveis por isso não aumentam igual as pessoas que estão no peso ideal. (O teste foi feito utilizando uma grande quantidade de carboidratos e seu resultado não se aplica a todos os cafés da manhã.)

A nutricionista e especialista da UNIFESP, Camila Leonel Mendes de Almeida, afirma que a perda dessa refeição tem um forte efeito sobre as crianças e os adolescentes. De acordo com ela, pular o café da manhã pode causar dificuldade de concentração, atraso no aprendizado, hipoglicemia, inadequação dietética e uma menor quantidade de nutrientes como o cálcio e a vitamina D. Além de sua falta poder gerar uma maior exaustão emocional e física nos adultos.

A falta dessa refeição pode causar muitas consequências a longo e curto prazo nos indivíduos. Você faz parte dos 30% da população que se preocupa com esse fato ou é mais um dos 70% que desconhece ou não se importa com esse fato?


Próxima Matéria
avatar Natália Pereira
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest