• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Isso é o que acontece quando colocam moedas de cobre no notebook

POR Karen Batista    EM Ciência e Tecnologia      30/06/16 às 15h21

Você provavelmente já passou pela comum e indesejada situação de estar usando seu notebook a algum tempo, e este por sua vez, por estar trabalhando no ápice da sua capacidade simplesmente esquentar demais ou super aquecer.

Todos nós sabemos que estes aparelhos quando submetidos a altas temperaturas podem acabar danificados, e é por esse motivo e pelo fato do próprio aparelho por si só gerar seu aquecimento, que existem peças e recursos que foram projetados para servir de sistema de resfriamento desses computadores.

02

Apesar disso, todos nós sabemos que muitas vezes os notebooks acabam esquentando independentemente desse sistema, e foi para solucionar esse problema que um japonês chamado Akinori Suzuki compartilhou em seu Twitter a sua alternativa e solução para essa situação.

O que ele descobriu é que as moedas que possuem uma grande quantidade de cobre, são excelentes condutores de energia, no caso de Akinori ele utilizou moedas e 10 yen, mas para nós aqui do Brasil, as moedas de 1 e 5 centavos cumpririam papel equivalente.

Para utiliza-las para diminuir a temperatura de seu computador, o ideal é posiciona-las na parte mais atrás do notebook, mais precisamente no espaço que existe entre a tela e o teclado, visto que um estudo realizado em 2012, por um site japonês de mídia e TI descobriu que essa é a região do aparelho que mais se esquenta nessas situações.

04

Mas como as moedas funciona, afinal?

Bom, primeiramente precisamos salientar que para o truque funcionar de uma maneira eficiente, é preciso que a parte externa de seu aparelho seja revertido de metal, e não de plástico, pois esse material dificulta a transmissão de calor de um corpo para o outro, visto que não é um bom condutor de calor.

Por outro lado, se você possui um notebook revestido de metal, basta posicionar e empilhar as moedas na região já indicada, e consequentemente elas absorverão o calor que reside no aparelho, uma vez que o cobre diferentemente do plástico realiza esse papel com facilidade.

03

Além disso, a própria distribuição das moedas, aumentam a área de contato do calor com o ar, o que também melhora o processo de transmissão do calor do notebook para a atmosfera. Como podemos ver acima, a ideia também foi aplicada por internautas para solucionar o mesmo problema em torres de desktops.

E então queridos leitores, vocês podiam imaginar que o conjunto inesperado de moedas de cobre com o seu notebook poderia solucionar um problema tão chato e corriqueiro como o de super aquecimento? Conta pra gente aqui em baixo nos comentários.

Próxima Matéria
Via   sciencealert     techtudo  
Karen Batista
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+