• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Isso é o que acontece quando jogam um peixinho dourado em um lago

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      19/09/19 às 17h23

Muitos de nós, quando crianças, sonhamos em ter um peixinho-dourado. Tal desejo, muitas vezes, é nutrido pelos filmes que assistíamos durante a infância. Algumas crianças sortudas acabavam ganhando um exemplar de presente de seus pais e familiares.  No entanto, sabe-se lá porque, muitos acabavam jogando seus peixinhos pela descarga. Do mesmo modo, quando enjoavam, os soltavam em um rio ou lago.

Mas, você já parou para se perguntar, o que de fato pode acontecer a esses animais, depois de soltos na natureza? Há algum tempo, uma imagem passou a circular pela internet, alimentando os pesadelos das crianças do mundo todo sobre o que, supostamente, acontece quando um peixinho-dourado é solto em um lago.

A foto em questão é de um peixe, de cor laranja e de aproximadamente 13 kg, capturado por um pescador francês. A imagem deixou muitas pessoas intrigadas. As pessoas na internet se questionavam se aquele não se tratava de um peixinho-dourado, que havia sido solto e crescido a tal ponto. Mas poderia um peixe-dourado realmente crescer a estas proporções?

O peixe, na foto, na verdade, parece se tratar de um Cyprinus carpio, mais conhecido popularmente como carpa-comum. Este peixe possui algumas características muito marcantes. Sendo elas, dois bigodes curtos, ao redor da boca, e grandes escamas, cobrindo todo seu corpo. Além de barbatanas dorsais e de uma grossa barbatana, ao longo de toda sua espinha.

O responsável, pela captura do animal, foi o francês Raphael Biagini. Segundo ele, após capturar a carpa e posar para uma foto com ela, ele a soltou novamente na água. Biagini capturou o peixe em um lago, no sul da França. As carpas são peixes que podem chegar a pesar muito.

Maior peixe dourado do mundo

Segundo o The Daily Telegraph, a maior carpa já registrada pesava 42 kg. Ela foi capturada em 2010, no Rainbow Lake, perto de Bordeaux, na França. Uma outra carpa, pescada no mesmo lago, em 2007, pesava 40 kg.

Os peixinhos-dourados (Carassius auratus auratus) integram a família das carpas. No entanto, uma diferença: sem os bigodes ao redor de suas bocas. Essa espécie possui uma grande variação em seu tamanho, coloração, uma vez que são diretamente influenciados pelo ambiente em que vivem.

De acordo com o New York Department of Environmental Conservation (DEC), quando mantidos como animais de estimação, geralmente em pequenos tanques e aquários, os peixes-dourados tendem a crescer a de a 1 a 2 cm de comprimento, geralmente não ultrapassando os 15 cm.

Apesar dos peixes-dourados, enquanto animais de estimação, serem comumente achados de cor âmbar ou até mesmo branca, com manchas escarlates, a maioria dos peixes-dourados selvagens é de uma cor verde-oliva opaca. Surpreendentemente, o que lhes permite se misturar no fundo de lagoas e lagos, para enganar e se esconder de seus predadores.

Segundo a BBC, o maior peixe-dourado do mundo que se tem noticia se chamava Goldie. O animal tinha 38 cm de comprimento, 12 cm de largura e pesava cerca de 0,9 kg, em 2008. De acordo com o que relatou sua dona à agência de notícias, quando ela o comprou, ele tinha aproximadamente 2 cm e lhe custou apenas 0,99 centavos. Em suma, 15 anos depois, ele havia crescido tanto, que atingiu o tamanho recorde, citado anteriormente. Mesmo tendo sido mantido, durante toda sua vida, em um tanque pequeno.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Live Science  
Imagens ABC News
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+