icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Isso é o que acontece quando lançamos balões no céu

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      02/03/20 às 16h39
capa do post Isso é o que acontece quando lançamos balões no céu

Existem diversas formas de comemorar algo. No entanto, a maioria delas faz algum mal à saúde ou ao meio ambiente como um todo, incluindo os animais. Soltar fogos de artifícios, por exemplo, é uma maneira de comemorar uma vitória ou uma determinada data. O que muitas pessoas não sabem é que essa prática faz um tremendo mal aos animais, principalmente aos cães. Além deles, pessoas com autismo também sofrem com os barulhos causados pelos fogos. A liberação de balões também é vista, desde sempre, como uma forma de comemorar algo. No entanto, chegou a hora de parar com isso e várias instituições alertam sobre.

Uma organização sem fins lucrativos chamada Balloons Blow chamou a atenção do mundo recentemente. Começaram a pedir para que as pessoas parem de soltar balões no ar, pois eles causam um tremendo mal ao meio ambiente. Isso porque as bexigas sobem, mas acabam voltando ao solo ou ao mar, assim poluindo a terra e causando danos à vida selvagem. Pensando nisso, trouxemos um pouco mais sobre os males de soltar balões no ar. Confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Os balões são um dos maiores perigos a fauna marinha

De acordo com um estudo, realizado pela Universidade da Tasmânia, os balões são as coisas que mais causam danos marinhos. Eles estão em primeiro lugar nas causas de mortes de aves marinhas. Os mesmos estudiosos analisaram as causas de morte de 1.733 aves marinhas. Sendo estas de diferentes espécies. Após os estudos, descobriram que 1 em cada 3 aves haviam ingerido detritos marinhos. Uma vez que terminam o seu tempo no ar, os balões retornam à terra ou caem no ar. Na água, eles são confundidos com comidas. Não apenas pássaros sofrem com isso, mas também tartarugas, golfinhos, baleias e outros peixes.

Balões de latéx e mylar

Podemos encontrar facilmente dois tipos de balões. Os de látex e o mylar, que são os mais comuns entre eles. Eles também são conhecidos como balões "foil". Os modelos de látex são degradáveis. No entanto, ainda assim, levariam de 6 meses a 4 anos para se degradar. Isso é tempo mais que suficiente para os detritos machucarem um animal. Enquanto isso, os balões Mylar são definitivamente os piores. Isso porque eles não se degradam e são muito menos amigáveis ao meio ambiente.

Alternativas favoráveis ao meio ambiente

Os balões são vistos como celebrações de vida e são muito usados em cerimônias, decorações, festas e várias outras coisas. No entanto, devemos ter ciência do mal que fazem à vida selvagem. Não deveríamos liberar esses ícones no ar, mas sim, descartá-los de forma adequada. Existem outras alternativas aos balões. Essas seriam: bolhas, plantando flores para comemorar algo ou até mesmo empinando pipas.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale sempre lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite o momento para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.


Próxima Matéria
Via   Brightside  
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest