• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Isso é o que acontece quando um meteorito atinge a Terra

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      28/09/17 às 15h11

Vivemos em tempos difíceis onde os fenômenos naturais estão cada vez mais freqüentes e devastadores. Podemos confirmar isso com os furacões que destruíram cidades inteiras recentemente, assim como os terremotos no México. Com isso, várias teorias sobre um possível fim do mundo surgem e nós ficamos sem entender o que está por vir. Em muitas delas, afirma-se que cairão meteoros capazes de levar a raça humana à extinção total. Por esse motivo, ficamos imaginando o que aconteceria se um meteoro, ou até mesmo um meteorito atingisse a terra, o que aconteceria e se os danos são tão altos como afirmam. Sim, nós já pensamos sobre isso e resolvemos buscar para cada um dos nossos caros leitores.

Um meteoroide é uma pequena parte de um asteroide ou um cometa que fica orbitando o sol. Se ele entra na atmosfera da Terra, provavelmente se queimará por completo. É o que podemos chamar de estrela cadente, ou o meteoro que tanto afirmamos. Se algo passar e conseguir atingir o solo, isso e o que chamamos de meteorito. A superfície terrestre é constantemente bombardeada em qualquer lugar entre 1 a 300 toneladas métricas de poeira espacial todos os dias, de acordo com dados "satelitais".

Qualquer coisa maior do que 2 milímetros é capaz de causar um raio de luz no céu. As estrelas cadentes, por exemplo, são resultados dessas coisas que queimam no céu após passar pela atmosfera. As coisas podem ficar bastante assustadoras quando são grandes e isso pode causar um grande estrago. Muitos já imaginamos o que acontece com a superfície da terra caso seja atingida por um meteoro, um cometa ou um asteróide, não é mesmo?

Crateras se formam, nuvens de poeiras gigantescas se formam e as coisas ficam apocalípticas de um modo geral. Mas um novo estudo, divulgado recentemente por cientistas da Duke University simulou os efeitos de impacto de alta velocidade na areia e no solo, em um esforço para estudar o que acontece sob a superfície com tais impactos, e o resultado que eles obtiveram foi bastante interessante.

Quando um desses objetos atinge a superfície em alta velocidade, o solo ou a areia que é atingido não se desloca, na verdade, se solidifica. Eles experimentaram a velocidade de projétil até 670 milhas por hora (cerca de 300 metros por segundo) e perceberam que o quanto mais rápido e forte for o impacto, mais a superfície absorve o impacto e espalha a energia cinética em uma área mais larga do solo. Assim, as crateras que são deixadas por grandes mísseis ou meteoros não são deslocadas. Na verdade, só a sua zona de explosão sofre esse efeito.

E ai, você sabia sobre isso? Comenta pra gente aí em baixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   Seeker  
Imagens Kids Rtve
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+