• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Isso é o que acontece se você cheirar a roupa do crush antes de dormir

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      03/03/20 às 18h54

Já foi comprovado, cientificamente, que dormir junto a um parceiro romântico pode ser associado ao estado de bem estar. Afinal, estar pertinho de quem a gente ama é sempre bom. Mas agora, uma nova pesquisa da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, descobriu que o cheiro do seu parceiro romântico pode ter influência na qualidade do sono. Isso mesmo. Mas e quando você não puder estar com o seu parceiro, sentido o cheiro dele fisicamente, como fica? O estudo mostrou que apenas o cheiro da roupa do parceiro, pode ter efeito positivo no sono. Até mesmo quando, ele não estiver fisicamente presente

O estudo envolveu uma análise de sono de 155 voluntários. Eles receberam duas camisetas idênticas, para serem usadas como fronha do travesseiro. Uma delas tinha sido usada pelo parceiro ou parceiro romântica do voluntário, e a outra estava limpa ou tinha sido usada por uma pessoa desconhecida. Assim, os dados mostraram que apenas o odor do parceiro melhorava, em alguns aspectos, o sono do participante.

O estudo

Os pesquisadores tiveram todo um cuidado especial para garantir que roupa continha o cheiro do parceiro dos voluntários. Para isso, eles tiveram que vestir uma camiseta limpa, durante 24 horas, sem usara desodorante ou perfume. Eles também não podiam usar quaisquer outros tipos de produtos corporais, nem fumar ou se exercitar durante esse período. Além de não consumirem determinados alimentos, que pudessem afetar o odor corporal. Por último, as roupas usadas pelos parceiros dos voluntários foram congeladas para preservar sua fragrância.

Depois disso, os voluntários dormiram com as duas camisetas, a do parceiro e a outra, sem saber qual era qual. No outro dia, pela manhã, eles responderam um questionário sobre a qualidade do sono. Além disso, o sono deles também foi medido, através de um actígrafo. Esse que monitorou os movimentos dos participantes, durante toda a noite.

Ao final da pesquisa, todos os voluntários tentaram adivinhar, se as camisetas com as quais dormiram, tinham sido usadas, de fato, pelos seus parceiros.

Conclusão

No quadro geral, os participantes disseram se sentir mais descansados, nas noites em que acreditavam terem dormido com a roupa usada, por seus respectivos parceiros. No entanto, apesar de suas crenças, os dados colhidos dos actígrafos, mostram que o sono dos participantes realmente foi melhor quando eles foram expostos aos odores de seus parceiros.

"Nossas descobertas fornecem novas evidências de que apenas dormir com o cheiro de um parceiro melhora a eficiência do sono. Nossos participantes tiveram uma melhora média na eficiência do sono de mais de 2%, um efeito semelhante em tamanho ao relatado por pessoas que tomam suplementos orais de melatonina, frequentemente usados como auxílio para dormir", explica Marlise Hofer. Ela que é estudante de psicologia na Universidade da Colúmbia Britânica e a principal autora do estudo.

"Uma das descobertas mais surpreendentes é como o cheiro de um parceiro romântico pode melhorar a qualidade do sono mesmo sem nossa consciência. Os dados mostraram que os participantes experimentaram menos movimentos e reviravoltas quando expostos ao odor de seus parceiros, mesmo que não estivessem cientes de qual fragrância estavam cheirando", acrescentou Frances Chen, outra autora do estudo.

E você, o que achou disso? Pretende usar isso para melhorar seu sono? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+