icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Isso é o que acontece se você estalar demais as suas mãos e dedos

POR Júlia Marreto    EM Ciência e Tecnologia      25/08/16 às 19h12
capa do post Isso é o que acontece se você estalar demais as suas mãos e dedos

Cientistas da UC Davis Medical Center, Estados Unidos, conseguiram atingir seu objetivo ao tentar descobrir qual o impacto que o hábito de estalar as juntas causa nas articulações. Muitas pessoas acreditam que é prejudicial. E você? Acredita que sim?

É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se identificarem.

Nossa redação foi atrás de o que realmente acontece quando estalamos os dedos. Será que é verdade que os dedos ficam mais grossos quando praticamos essa "mania"? A grosso modo, as juntas são os locais onde dois ossos se encontram, embalados por uma espécie de cápsula articular, que é preenchida com um líquido, chamado fluído sinovial.

Quando estalamos nossos dedos, esse espaço entre os ossos se expande. O líquido articular, que também é uma das fontes de nutrição para a cartilagem, se torna insuficiente para preencher a lacuna, fazendo com que a pressão dos gases que estão dissolvidos no fluido sinovial, aumentem seu volume, consequentemente, aumentem a mobilidade das articulações.

Além disso, o som dos estalos é causado pela liberação rápida desses gases. Se você tirar um raio-x da junta depois de estalada será possível ver uma bolha de gás em seu interior. Isso é o que faz com que as juntas aumentem entre 15% a 20% seu volume. Esses gases contém aproximadamente 80% de dióxido de carbono. E você só conseguirá estalar novamente quando esses gases voltarem para seu devido lugar.

Um radiologista, Robert D. Boutin, e um cirurgião, Robert Szabo, analisaram os dados de 40 voluntários que participaram da pesquisa. Dentre eles, 30 tinham o hábito de estalar os dedos, enquanto os outros 10 nunca haviam feito isso, pelo menos não de propósito. Como puderam observar, o movimento articular aumenta sua amplitude logo depois do estalo; isso significa uma espécie de "aquecimento" das articulações.

O que torna essa prática uma boa tática preventiva de doenças articulares, mas sobre isso ainda não se tem uma conclusão definitiva. A pesquisa também mostrou que as pessoas que tem esse hábito não possuem as juntas mais grossas, inchaços, nem sofrem de artrite.

Então pessoal, vocês tem o hábito de estalar os dedos? As pessoas dizem que suas juntas ficarão mais grossas por causa disso? Aparentemente isso é um mito. Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com alguma dúvida? Gostariam de deixar alguma sugestão? Não se esqueçam de comentar com a gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest