• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Isso é o que aconteceria com a Terra se houvesse uma Guerra Nuclear

POR André Quincas    EM Ciência e Tecnologia      03/03/16 às 15h54

Considerando o que aconteceu no episódio que pôs fim na Segunda Guerra Mundial, uma guerra nuclear o um dos maiores medos que a humanidade tem. Isso porque, a primeira bomba atômica da história, que atingiu Hiroshima há 70 anos, matou 70 mil pessoas. Hoje, os únicos países que oficialmente possuem armas nucleares segundo a ONU são: Reino Unido, Rússia, EUA, China e França.

Existem outros quatro países que não são reconhecidos como "Estados Nucleares", mas que possuem arsenais. São Índia, Coreia do Norte, Irã e Paquistão. Acredita-se também que Israel tenha armas nucleares desde 1966, mas o país nunca reconheceu essa posse.

Imagine se esses Estados se estranham e começam uma guerra nuclear. Um grupo de cientistas americanos realizaram uma simulação computacional, estimando o resultado do uso de armas nucleares em um perímetro limitado do planeta.

1

Para a simulação eles consideraram o uso de 100 ogivas semelhantes às que atingiram Hiroshima em 1945. O resultado foi assombroso. Eles constataram que os efeitos devastariam não só as regiões atingidas como o mundo todo sofreria complicações.

As bombas ocasionariam mudanças nas passagens das estações e os agentes químicos comprometeriam a saúde de todos. 5 megatons de fuligem negra chegariam à atmosfera e antes de cair de volta à Terra e absorver o calor, caindo em forma de chuva tóxica.

2

Um ano após esse desastre, a temperatura da superfície do planeta caíria para 16°C. Em 20 anos, a temperatura se elevaria apenas 2°, permanecendo bem abaixo do considerado normal. Em 5 anos, o déficit seria de 9% em média e em 26 anos ainda ocorreria um declínio de 4,5%.

Essa redução de temperatura afetaria as chuvas e, entre 10 e 40 dias, algumas formas de agricultura já não seria possíveis, dependendo da região. As fortes reações químicas arrebentariam entre 20 e 25% da camada de ozônio, nos deixando ainda mais expostos aos raios ultravioleta.

A falta de proteção UV resultaria no aumento das incidências de câncer de pele e reduziriam ainda mais a possibilidade de cultivo de frutos e hortaliças. Em suma, uma guerra nuclear trariam a doenças, fome e inviabilizaria de forma significativa a vida na Terra. O mais assustador é que essa simulação não foi feita pensando em ataques de grandes proporções.

Os cientistas trabalharam com a hipótese de impacto causado por armas de baixo potencial. Foi uma estimativa feita com algo muito, mas muito menor do que o arsenal de alguns países que, se utilizado, poderia muito bem acabar de uma vez com a vida no nosso planeta.

Próxima Matéria
Via   Batanga     BBC  
André Quincas
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+