• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Isso é o que pode acontecer se a abelha mamangaba for extinta

POR Diogo Quiareli    EM Mundo Animal      12/02/20 às 16h36

Infelizmente, diversas espécies de animais são extintas e isso vem aumentando cada vez mais. Cada espécie é extremamente importante para o nosso planeta e a extinção de alguma pode resultar em coisas terríveis. Um estudo recente da Universidade de Ottawa, no Canadá, aponta que a abelha mamangaba pode ser extinta em breve. Essa espécie é bastante comum na América do Norte e na Europa. O motivo do seu desaparecimento, que pode acontecer mais rápido do que imaginamos? As mudanças climáticas. Uma pesquisa, publicada pela Science, analisou como essas mudanças climáticas podem aumentar a frequência de ondas de calor. Isso causa secas que ameaçam a existência desses animais.

De acordo com especialistas, os insetos dessa espécie estão realmente desaparecendo. Isso acontece em áreas, onde há um grande aumento de temperatura. Além disso, a equipe descobriu que, no decorrer de uma única geração humana, a probabilidade de uma população dessas abelhas sobreviver diminui. Isso pode alcançar até 30% por causa dessas mudanças climáticas.

"Sabemos, há algum tempo, que a mudança climática está relacionada ao crescente risco de extinção que os animais enfrentem em todo o mundo". Essa foi uma afirmação feita por Peter Soroye, um dos pesquisadores. "Descobrimos que as extinções de espécies em dois continentes são causadas por extremos mais quentes. Isso, em lugares onde a temperatura aumenta com mais frequência", completou. Confira conosco mais detalhes sobre isso e quais os riscos dessa extinção.

O que acontece se a abelha mamangaba for extinta?

De acordo com os especialistas, espécies diversas têm tolerância diferente ao clima. Diante disso, os pesquisadores desenvolveram uma nova medição de temperatura. Isso pode evitar erros durante análises mais profundas. "Com uma ferramenta preditiva como essa, esperamos identificar áreas em que as ações de conservação sejam críticas para impedir o declínio". Essa foi uma observação de Soroye. Segundo o grupo de estudos, a extinção dos insetos pode resultar em um futuro, com menos diversidade da flora.

"As abelhas são os melhores polinizadores que temos em paisagens selvagens. Além disso, os mais eficazes para alimentos como tomates, abóbora e frutas", disse o especialista. "Nossos resultados mostram que enfrentamos um futuro com muito menos abelhas. Além disso, uma grande queda na diversidade, tanto ao ar livre, quanto em nossos pratos".

Jeremy Kerr, que também fez parte da pesquisa, faz questão de ressaltar que devemos agir agora. Só assim podemos prevenir consequências mais drásticas. "Devemos estudar as mudanças climáticas e todas as ações para reduzi-la. Quanto mais cedo melhor. É do nosso interesse, bem como do interesse das espécies com as quais compartilhamos o mundo". Essa foi sua declaração final a respeito da possível extinção da abelha.

E aí, o que você achou? Sabia que essa abelha era tão influente assim? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+