icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Isso é o que pode existir na tumba secreta de Tutancamôn

POR Erik Ely EM Curiosidades 28/02/20 às 01h59

capa do post Isso é o que pode existir na tumba secreta de Tutancamôn

Durante anos, muito se teorizou sobre o que poderia existir na tumba secreta de Tutancamôn. Nesse meio tempo, uma teoria controversa surgiu. De acordo com alguns historiadores, os restos da rainha Nefertiti estão armazenados dentro da tumba. Agora, parece que finalmente que mistério poderá ser respondido.

Recentemente, uma equipe de cientistas, liderada por Mamdouh Eldamaty, ex-ministro egípcio de antiguidades, pareceu confirmar a teoria. Dessa forma, pesquisadores examinaram a tumba com radar de penetração no solo e descobriram um espaço anteriormente desconhecido, há cerca de 3.300 anos.

'A maior descoberta arqueológica de todos os tempos'

A teoria do enterro de Nefertiti passou a ganhar força em 2015, por conta de um egiptólogo britânico. De acordo com ele, dentro da tumba, poderiam haver câmaras secretas. Em seguida, a teoria foi apoiada por pesquisas iniciais no final daquele ano. Três anos depois, em uma reviravolta científica, uma equipe diferente encontrou evidências, que refutaram sua teoria. Com um radar, Franco Procelli e sua equipe passaram três anos explorando a área ao redor da tumba do faraó. Depois disso, concluíram que não havia nada por lá.

Mas, recentemente, o assunto voltou a ser debatido, quando a equipe de Eldamaty entrou na briga. Dessa forma, a revista científica Nature viu detalhes do relatório novo e inédito de sua equipe e tudo podia mudar. Isso porque novas evidências surgiram dizendo que um recinto secreto poderia conter os restos mortais de Nefertiti. Depois disso, a equipe apresentou sua pesquisa ao Conselho Supremo de Antiguidades, no início de fevereiro.

Essa descoberta é inovadora e "tremendamente emocionante", disse Ray Johnson, egiptólogo da Universidade de Chicago. No entanto, mesmo não fazendo parte do estudo, Ray consegue enxergar o quanto essa descoberta pode mudar as pesquisas. "Claramente, há algo do outro lado da parece ao norte da câmera funerária", completou Ray.

Conheça a rainha Nefertiti e o rei Tutancamôn

Embora alguns estejam encantados com a nova descoberta, outros permanecem céticos com o caso. Isso porque a tecnologia utilizada pela equipe de Eldamaty não é confiável para alguns pesquisadores. De acordo com Zahi Hawass, ex-ministro de antiguidades do Egito, ele "nunca fez nenhuma descoberta em nenhum local do Egito". Por isso, encontrar algo tão importante logo de cara, pode gerar um certo ceticismo.

Essa teoria ganhou força porque a localização do túmulo de Nefertiti tem sido um mistério. Contudo, se seus restos mortais fossem descobertos, esse seria um avanço científico significativo, em uma lacuna que temos na história do Egito Antigo. Dessa forma, a teoria mais aceita diz que a rainha teria sido enterrada próxima à tumba secreta de Tutancamôn. Assim, ela seria mais do que uma rainha, mas também uma "faradisa".

Durante grande parte da história, Nefertiti era conhecida como a Grande Esposa Real do Faraó Akhenaton. Mas alguns egiptólogos acreditam que ela tenha chegado a governar o Egito, junto com Akhenaton antes de sua morte. Contudo, outros teorizam que Nefertiti tenha governando, mas estando disfarçada de homem. De qualquer maneira, "se Nefertiti foi enterrada como faraó, essa pode ser a maior descoberta arqueológica de todos os tempos", disse Reeves.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest