icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Isso explica porque o ensino na Finlândia é um dos melhores do mundo

POR A redação    EM Lugares & Construções      08/09/15 às 20h36
capa do post Isso explica porque o ensino na Finlândia é um dos melhores do mundo

A educação na Finlândia é um sistema de ensino sem mensalidades e com as refeições totalmente subsidiadas para estudantes em tempo integral. O atual sistema de educação finlandês consiste em programas de creche (para bebês e crianças até 1 ano) "pré-escolar" (ou jardim de infância para crianças de seis anos); ensino básico obrigatório (a partir de sete anos de idade até os dezesseis anos).

O ensino geral secundário é pós-obrigatório e profissionalizante. Ainda existe o ensino superior e adulto (um ensino continuando ao longo da vida). A estratégia finlandesa para alcançar a igualdade e excelência na educação tem sido baseada na construção de um financiamento público escolar, um sistema abrangente sem seleção e o acompanhamento constante de estudantes durante sua formação básica comum.

Parte da estratégia tem sido a de espalhar a rede escolar de modo que os alunos têm uma escola perto de suas casas, sempre que possível ou, se tal não for possível, por exemplo, nas zonas rurais, o governo oferece transporte gratuito para as escolas mais próximas. Existe também um programa de educação especial dentro das salas de aula onde os alunos recebem aulas de reforço para minimizar o baixo rendimento do sistema educacional.

Depois de nove anos no ensino básico em uma escola abrangente, estudantes de 16 anos de idade podem optar por continuar os seus estudos secundários em qualquer uma via acadêmica ou ensino profissionalizante, ambos os quais geralmente levam três anos e dar- uma qualificação para continuar a educação terciária.

A educação superior é dividida em universitária. Existem 17 universidades e 27 universidades de ciências aplicadas no país. O Índice de Educação, publicado pela ONU lista a Finlândia com 0,993, uma das notas mais altas do mundo, empatado em primeiro lugar com a Dinamarca, Austrália e Nova Zelândia. O Ministério da Educação finlandês atribui seu sucesso aos professores altamente competentes e a autonomia dada às escolas.

No estudo de 2012, a Finlândia ficou em sexto lugar em leitura, décima segunda em matemática e em quinto lugar em ciências, enquanto no estudo de 2003 a Finlândia foi a primeira em ciências e leitura e segunda em matemática. A educação da Finlândia, além disso, foi classificada em primeiro lugar no Fórum Econômico Mundial.

Fonte: Hypeness


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest