• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Isso foi o que aconteceu com o 'Menino Congelado' da China

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      20/01/20 às 18h50

Na internet, são compartilhadas muitas imagens que, às vezes, são usadas até mesmo como memes. Mas algumas delas podem ter uma história bem trágica por trás. Inclusive, algumas que ninguém faz ideia. Em 2018, a foto de um garotinho com o cabelo e sobrancelha congelados foi bastante divulgada e compartilhada na internet.

Com ela, veio uma grande repercussão sobre como as crianças na China vivem. O menino ficou conhecido como "Ice Boy", menino de gelo traduzido. Na verdade, o nome do menino é Wang Fuman e ele tinha oito anos na época em que a foto foi tirada. E na foto, ainda é possível ver que atrás do menino, há algumas crianças rindo da aparência de Fuman.

Outra foto do menino, que não circulou tanto quanto a outra, é das mãos ressecadas do menino. Inclusive, apenas as vendo sozinhas se parecem com as de um idoso. Mas na realidade, são as mãos congeladas de Fuman porque ele não tinha luvas para protegê-las.

Fuman caminhava todos os dias 4,5 quilômetros, para chegar até a sua escola, que ficava na província de Yunnan, no sul da China. Essa caminhada era feita, geralmente, sob temperaturas congelantes. Quem tirou a foto do menino foi um de seus professores. Nesse dia em específico, a temperatura era de 9 graus negativos.

Vida

Mesmo com temperaturas tão baixas, Fuman não desistia de ir à escola todos os dias. E por isso e por seu bom desempenho escolar, é que o menino conseguiu gerar uma grande empatia online nas pessoas.

Um ano depois da foto, a vida de Fuman mudou bastante. Segundo o jornal chinês People's Daily, ele já não tem que andar sob a neve, para chegar até sua escola.

O menino e sua família se mudaram da casa de barro, onde viviam. Agora, eles moram em uma casa de dois andares, que fica a 10 minutos da escola onde Fuman estuda.

Além do menino, a escola de Fuman também recebeu vários investimentos, desde que a foto do menino circulou pela internet. As salas de aula ganharam equipamentos de calefação e também foi construído um dormitório, para que as crianças, que moram longe da escola, possam descansar.

Melhora

Mesmo que a vida do menino tenha mudado, os sonhos dele continuam os mesmos. Ele quer se tornar um policial, para conseguir prender os bandidos.

Os usuários da rede social Weibo, que é uma rede parecida com o Twitter, usaram a hashtag #IceBoyAYearOn, que traduzido é menino do gelo um ano depois, para relembrar a história de Fuman. Várias pessoas veem o "final" da história do menino como um final feliz.

"Ver a transformação na vida de Wang e de sua família é muito gratificante. Isso é mérito da opinião pública e do esforço conjunto do governo local e de inúmeras pessoas que se importam com os outros", disse o usuário Chen Li.

Além disso, o presidente XI Jinping disse, em seu discurso, que combater a pobreza nas áreas rurais da China era um dos focos do governo dele, em 2018.

"125 distritos pobres e 10 milhões de habitantes da zona rural assolados pela miséria deixaram a situação de pobreza. Para atingir nosso objetivo de tirar outros 10 milhões de pessoas que vivem nessas áreas da pobreza, como planejamos, devemos manter o foco e trabalhar duro", afirmou ele.

Próxima Matéria
Via   BBC  
Imagens BBC El pais
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+