icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Jovem fica surdo temporariamente após dormir com fones de ouvido

POR Bruno Dias EM Curiosidades 09/05/19 às 18h22

capa do post Jovem fica surdo temporariamente após dormir com fones de ouvido

Música é uma das formas de arte mais difundidas no mundo. Além do entretenimento, ela pode também trazer benefícios para o seu bem-estar. Uma música pode dizer muito sobre você. Pode mudar o seu ânimo, ativar lembranças ou marcar momentos importantes.

O que poucas pessoas sabem é que ouvir música não é só um passatempo. Os efeitos dela nos nossos sentidos e emoções podem ser explicados cientificamente. Ter foco no trabalho ou em alguma tarefa pode ser um pouco complicado e ouvir música pode ajudar nessa concentração.

Por mais que a música traga benefícios para nós, algumas maneiras que desfrutamos desse passatempo podem ser maléficas para a nossa saúde. Umas das formas mais populares de escutarmos as nossas músicas preferidas é através dos fones de ouvido. Alinhados aos nossos celulares, esses dispositivos nos ajudam em várias coisas além de ouvir música. Com eles, podemos atender ligações e até mesmo estudar.

Existem as pessoas que gostam de dormir ouvindo música e para não incomodar ninguém, também fazem o uso do fone de ouvido. Mas o caso de um adolescente de Taiwan serve de alerta para as pessoas e vem reforçar uma coisa que sempre foi falada pelos médicos.

O caso veio a público através do Departamento de Otorrinolaringologia do Asia University Hospital. Eles informaram a respeito de um caso no qual um adolescente dormiu com os fones de ouvido e acordou completamente surdo de um ouvido.

Surdez

Segundo o diretor do departamento, Tian Huiji, o aluno do segundo ano do ensino médio, cujo nome não foi informado, apareceu no hospital reclamando de seu problema de surdez. O jovem contou aos médicos que tinha o hábito de colocar os fones de ouvido para ouvir músicas antes de dormir. Mas ele sempre os tirava antes de cair no sono. Na noite anterior ao dia que ele acordou com a surdez, ele tinha dormido com os fones.

Enquanto o menino dormia, um dos fones caiu do seu ouvido. Por isso, a surdez afetou apenas um dos lados. De acordo com Huiji, o adolescente foi se recuperando gradualmente. Mas mesmo assim, ele ficou hospitalizado por cinco dias. O médico aconselhou as pessoas que tiverem sintomas parecidos a procurarem ajuda médica o mais rápido possível. Isso para evitar que danos permanentes sejam causados.

O médico explicou que, por mais que algumas pessoas usem o fone de ouvido durante horas e praticamente todos os dias, elas o fazem quando não estão dormindo. E repetir esse mesmo padrão enquanto se dorme é muito perigoso.

Causas

Isso porque, quando dormimos, a circulação sanguínea do corpo fica mais lenta. E com o fone de ouvido, as células ciliadas do ouvido estão sendo estimuladas, mas o nosso corpo não consegue dar sangue o suficiente para elas. E isso acaba resultando em uma surdez súbita. Essa surdez pode durar alguns dias ou ser permanente.

Outro fator que Huiji explicou foi que os fones de ouvido são ainda mais perigosos porque eles não deixam o som escapar do ouvido. Os modelos mais seguros para se escolher são os fones auriculares ou headphones, já que em alguns deles o som pode se dissipar. Além dessas recomendações, o cuidado básico é que o som não esteja tão alto.

Mas como regra geral, o médico desaconselha o uso de qualquer tipo de fone quando a pessoa estiver dormindo. Além disso, ele pede que as pessoas descansem o ouvido por 10 minutos depois de um período de 50 minutos com o fone.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest