Lagarto gordinho que vivia perto de uma pizzaria tem 80% do seu peso composto de fezes

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      13/05/20 às 16h48
capa do post Lagarto gordinho que vivia perto de uma pizzaria tem 80% do seu peso composto de fezes

Todos nós estamos cansados de saber que uma boa alimentação pode influenciar sim na nossa saúde e na disposição que temos para enfrentar o dia-a-dia. O segredo não está em apenas comer frutas e legumes, mas sim fazer uma dieta equilibrada com todos os alimentos em quantidades certas, pois o nosso corpo precisa de um pouco de cada alimento para nós podermos ter uma vida saudável.

Aquele ditado que a maioria já ouviu "você é o que você come" pode sim ser verdadeiro e fazer sentido. E se para nós humanos, comer uma pizza gordurosa tem suas consequências, imagine para um lagarto.

Bom, a fêmea de lagarto de cauda encaracolada que vive no leste da Flórida sofreu consequências terríveis por causa de seus "maus hábitos" alimentares. Tecnicamente conhecida como Leiocephalus carinatus, o animal morava perto de uma pizzaria na praia. O que fez com que ele criasse uma tendência de comer os restos de pizza misturados com a areia. Além de comer as presas naturais do lagarto, que são insetos.

Lagarto

E esse lagarto em questão foi encontrado por uma equipe de  herpetologistas da Universidade da Flórida enquanto eles procuravam amostas de répteis em Cocoa Beach. Analisando o lagarto fêmea eles viram algo estranho. Dentro do animal existia um bolo fecal de um tamanho fora do comum.

Quando os pesquisadores acharam o lagarto, esse bolo fecal correspondia a  80% da massa corporal do animal. Essa proporção foi a maior já vista de um bolo fecal, com relação ao tamanho do corpo de um animal.

Uma das pessoas que fazia parte da equipe que encontrou o lagarto era Natalie Clauch. Ela disse que antes deles encontrarem o lagarto, ela tinha um palpite de que eles poderiam achar alguma coisa estranha na área.

Isso porque, no ano antes sua equipe encontrou um lagarto parecido com uma massa fecal que correspondia a 40% do seu corpo. E ela disse aos colegas que "eles provavelmente teriam uma grande surpresa".

Tamanho

Quando o lagarto fêmea foi capturado, os pesquisadores presumiram que ela estava pronta para colocar ovos. Mas quando eles procuraram por ovos não encontraram nenhum. Depois disso, eles fizeram uma tomografia computadorizada no animal. Foi assim que foi revelado que o corpo do lagarto estava cheio de fezes. E ele passou o antigo recorde que era de uma píton birmanesa com 13% de bolo fecal em sua massa corporal.

A descoberta foi chocante e trágica, porque não é um bom presságio que nenhum animal quebre um recorde desse. "Não temos conhecimento de nenhum registro de animais selvagens ou em cativeiro que se aproxime da nossa descoberta. Esperamos, pelo bem dos animais individuais, que não haja nenhum por aí", disse Claunch.

Os lagartos de cauda encaracolada são uma espécie invasora na Flórida, e são bastante ousados e curiosos. Eles se enterram no chão para evitar tanto o calor como o frio e enrolam suas caudas sobre seus corpos.

Dieta

De acordo com Claunch, quando estão em seus habitats naturais, eles "comem praticamente qualquer coisa que se mexa". E morar perto de humanos parece funcionar para os animais que, às vezes, até "pegam carona" nos carros e vão até o norte da Carolina do Norte.

A parte da dieta desse animal, que pode ter causado o bolo fecal tão grande, é a areia. E o lagarto a comeu porque, provavelmente, tinha algum alimento misturado nela. Claunch explica que os lagartos de cauda encaracolada são perfeitos para entender quais são as características que tornam essa espécie invasora tão bem sucedida.

Mas quando os lagartos são capturados, por eles não serem nativos da área, eles não podem ser devolvidos ao seu lugar de origem. E infelizmente, o lagarto com o grande bolo fecal teve que ser sacrificado no laboratório depois de ser examinado. E a dissecação deu aos pesquisadores a noção de como era o interior do animal quando estava esticado demais.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
Via   Inverse  
Imagens Inverse
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+