icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Como é o leite de vaca feito sem vacas?

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      17/09/20 às 22h49
capa do post Como é o leite de vaca feito sem vacas?

Conforme a tecnologia evolui, descobrimos que, cada vez mais, se produz muitas coisas de maneira artificial. Isso inclui alimentos e até órgãos. Contudo, sempre ficamos com o pé atrás com esse tipo de tecnologia. Dessa forma, muito se discute sobre qual o futuro da agricultura celular. E em pesquisas mais recentes, buscamos entender como o leite de vaca, feito sem vacas, pode substituir a produção tradicional de leite.

Atualmente, muitos especialistas afirmam que a indústria de laticínios é ambientalmente insustentável. Ou seja, do jeito que produzimos não é possível ser sustentável e não causar danos consideráveis ao meio-ambiente. Para se ter uma ideia, se levarmos em conta apenas a produção de leite, temos 4% de todas as emissões totais de gases de efeito estufa. Ao todo, isso significa cerca de 2 bilhões de toneladas de CO2 por ano.

Esse leite pode substituir a produção tradicional de leite?

Para além do leite, cerca de 37% das emissões globais de metano vem diretamente da produção de gado. Dito isso, vale lembrar do impacto do metano no efeito estufa. Em comparação ao CO2, o metano é 25 vezes mais eficaz na captura de radiação. Além disso, os laticínios também consomem uma grande quantidade de recursos naturais, como a água e o solo. Dessa forma, sabendo desses efeitos nocivos, precisamos considerar alternativas mais viáveis para essa produção de laticínios e do próprio gado.

Com o tempo, essas questões se tornam ainda mais necessárias se imaginarmos que nos próximos anos, teremos outro bilhão de pessoas no planeta. Por isso, se quisermos continuar mantendo alimentos como leite, queijo, creme e manteiga acessíveis ou menos poluentes, algo precisa ser feito. Assim, essa se caracteriza como um dos principais objetivos do TurtleTree Labs, o laboratório que produz o leite de vaca feito sem vacas.

Esse leite cru é feito com células de mamíferos. Dessa forma, essas células são cultivadas nos laboratórios da empresa e estimuladas a produzir leite em biorreatores gigantes. Depois disso, essas células grudam em canudos minúsculos. Isso faz com que o fluido seja sugado e o leite chegue até a outra extremidade do canudo.

Também é possível produzir leite de cabras, ovelhas e camelos

Sendo pioneiro no trabalho com agricultura celular, o TurtleTree Labs é a primeira empresa no mundo a usar células para criar esse leite. De acordo com o laboratório, é emocionante pensar que esses biorreatores são viáveis de serem feitos e que, eles poderiam existir em qualquer lugar do mundo. Nesse caso, é interessante pensar que, caso, por exemplo, houvesse uma crise ou uma grande escassez de leite, esses biorreatores em maior quantidade poderiam dar conta da produção de leite que temos atualmente.

Além de vacas, já foram testados com sucesso, o leite de cabras, ovelhas e camelos. Com isso, os consumidores também se tornam menos culpados ao comprarem o produto. "Eles estão mais conscientes de como reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. Ao extrair o leite das células em nosso laboratório, podemos obter leite de verdade sem ter que prejudicar o planeta e os animais, então este é o futuro", afirma Max Rye, estrategista-chefe do TurtleTree Labs.

Em outros casos, já vimos empresas fazendo processos semelhantes com a carne vermelha. Em breve, esse pode ser um caminho alternativo também pode se tornar mais popular para o leite. E claro, o mesmo vale para seus derivados e outros produtos que levam leite.


Próxima Matéria
Via   BBC Brasil  
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest