Lhama antiga descoberta em uma caixa de pedra sob um lago pode ter sido presente para os deuses Incas

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      06/08/20 às 15h10
foto de destaque

Império Inca foi um Estado criado pela civilização inca, resultado de uma sucessão de civilizações andinas e que se tornou o maior império da América pré-colombiana. O império surgiu nas terras altas peruanas em algum momento do século XIII. E até hoje, essa civilização antiga revela mistérios para nós.

O leito do lago Titicaca, que é o maior lago de água doce da América do Sul, está virando um museu de oferendas antigas. O lago fica entre a Bolívia e o Peru. E era sagrado para os incas. Ele está cheio de sacrifícios submersos que datam de séculos atrás.

Depois de anos de busca, os arqueólogos conseguiram recuperar a primeira oferta subaquática que ainda não tinha sido danificada ou saqueada. O que eles acharam foi uma caixa de rocha vulcânica submersa datada de aproximadamente 500 anos atrás.

Descoberta

Os arqueólogos abriram a caixa na frente de líderes indígenas locais. E a equipe viu dentro da caixa uma lhama antiga, que foi esculpida na concha de um molusco chamado espondilo do Equador, e uma folha de ouro enrolada, que era considerada parte de uma pulseira.

E se os relatos históricos espanhóis estiverem certos, a caixa pode até ter o sangue de crianças ou animais. Mas nenhum resíduo humano foi encontrado no lago até o momento.

"O mundo subaquático interior permanece praticamente inexplorado e oferece excelentes oportunidades para entender as sociedades pré-históricas. A herança subaquática do lago Titicaca ainda tem muitas surpresas para revelar", disse o arqueólogo marítimo Christophe Delaere,  da Université libre de Bruxelles, na Bélgica.

Já fazem anos que os cientistas catalogam os sacrifícios submersos que são achados no lago Titicaca. Eles já descobriram em algumas áreas ossos de animais, medalhões de ouro, queimadores de incenso, ornamentos. E outras lhamas e caixas de pedra. Mas a nova descoberta estava em uma parta completamente diferente do lago. Que não era conhecida como  sagrada para os incas.

Incas

Durante os séculos XV e XVI, o Império Inca estava se expandindo. E acredita-se que o lago se tornou o centro cultural e religioso bastante significativo. A ilha principal do lago é considerada o lugar de nascimento dos dois primeiros incas e também do deus sol. Por isso a ilha é chamada de Ilha do Sol.

Nos últimos anos, um recife subaquático chamado Khoa foi encontrado com pelo menos 28 caixas de pedra nas mais variadas condições. E um monte delas tem figuras miniatura de ouro , prata ou concha.

Por conta das marcas do lado que tinham nas caixas, os cientistas pensam que elas foram colocadas na água pelos incas como um forma de sacrifício aos deuses. A caixa que foi recém encontrada tem marcas parecidas. O que sugere que ela também foi colocada na água e seu conteúdo se parece com as outras ofertas  incas.

Local

A diferença é que essa caixa não foi encontrada perto da Ilha do Sol ou no recife Khoa. Ela foi descoberta em um outro recife conhecido como K'akaya, que fica quase diretamente ao norte dos outros.

Uma pesquisa minuciosa foi feita e mostrou que a caixa era totalmente independente. E mesmo que os autores ainda não tenham total certeza, eles acreditam que a caixa mostra uma prática religiosa parecida com a que foi afundada perto da Ilha do Sol.

"Um dos objetivos de nossa pesquisa arqueológica subaquática era identificar a existência de locais semelhantes. E, para nossa surpresa, encontramos pelo menos um. Apresenta não apenas uma das raras descobertas intactas de uma oferta subaquática inca, mas também que foi encontrada em outro local no lago. O que tem uma implicação importante para entender a relação entre o império inca em expansão, as comunidades locais que viviam no lago e no próprio lago Titicaca antes do contato na Europa", explicou Delaere.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
Via   Science alert  
Imagens Science alert
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+