• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Lindo projeto leva cadeirantes para conhecerem a praia

POR Bruno Dias    EM Compartilhando coisa boa      17/01/19 às 15h42

Algumas coisas podem parecer simples para a maioria das pessoas e podemos nem pensar nelas como um sonho. Como por exemplo, caminhar, ir ao cinema, viajar para algum lugar e ir à praia. A praia pode ser um dos lugares mais democráticos de todos, mas mesmo nela, possui dificuldades para algumas pessoas, como cadeirantes, por exemplo.

O projeto de auxílio Porta a Porta, ajudas os cadeirantes a conseguirem ir à praia e experimentar a sensação do mar. Quando eles vão para o mar, esteiras acessíveis e cadeiras anfíbias ajudam a facilitar o esperado banho de mar dessas pessoas.

Andrelia Salete Franzein, de 18 anos, ficou bastante empolgada quando soube que poderia ir à praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis. Foi a primeira vez que a jovem foi à praia. E Jurerê Internacional é uma das nove praias acessíveis de Floripa.

"Quando assisti na TV fiquei um pouco com medo, mas aqui, com os salva-vidas, eu me senti muito segura. Eu já tinha vindo sem a cadeira, sabe, mas não é a mesma coisa", afirma.
O menino de oito anos, Wesley Ribeiro Vieira, já foi várias vezes para a praia e diz que adora esse tipo de diversão. "Eu amo vir na praia, sentir a água do mar, tomar banho e brincar. Em casa, eu não tenho muita opção, então fico só no celular. Aqui não. No mar me sinto livre, feliz", conta.

Programa

A Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Florianópolis tem o programa chamado de 'Floripa dáx um banho', que é uma parceria com a inciativa privada, Corpo de Bombeiros Militar e o Porta a Porta.

Quem ajuda os cadeirantes a entrar na água são salva-vidas, que operam os equipamentos e ficam todo o tempo na água, apoiando e cuidando do cadeirante. Esse serviço fica disponível de segunda a domingo a partir das 9h.

"A prefeitura de Florianópolis realizou mais de 40 obras para viabilizar o acesso do estacionamento de cada uma das nove praias acessíveis até o ponto da praia onde estão a esteira e as cadeiras anfíbias. Além dessas, outras praias receberam melhorias nos decks, rebaixamento de meio fio e recomposição de decks com acesso de cimento. Tudo para que os deficientes também possam curtir nossas praias", finaliza o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Próxima Matéria
Imagens
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+