icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Lista de coisas para fazer de Da Vinci de 1940 mostra que ele tinha muitas coisas na cabeça

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      05/06/20 às 12h47
capa do post Lista de coisas para fazer de Da Vinci de 1940 mostra que ele tinha muitas coisas na cabeça

O pintor Leonardo da Vinci é uma das figuras históricas mais importantes do mundo das artes. Pouca gente sabe, mas além de ser o responsável por pinturas como A última ceia e Monalisa, ele também se destacou como cientista, matemático, engenheiro, arquiteto, poeta e músico.

Tudo isso entre os anos 1452 e 1519, enquanto viveu. Da Vinci era filho de uma camponesa e viveu nas cidades de Milão, Veneza, Roma e Bolonha. Segundo alguns historiadores da arte, ele é o artista mais importante do Alto Renascimento.

Esse artista era cheio de peculiaridades que, juntas, faziam com que ele fosse esse gênio. E algumas manias que ele tinha podem ser comuns a várias pessoas. Como por exemplo o hábito de fazer listas.

Fazer uma lista pode ajudar a organiza o dia-a-dia, fazer com que consigamos traçar metas e servir como um roteiro para as ideias e desejos. E mesmo nessa era tão tecnológica que vivemos, as listas feitas em papel e cadernos ainda existem e, surpreendentemente, parecem ser moda.

E claro que um gênio como Da Vinci levaria fazer listas para um outro nível. O pintor era conhecido por sempre levar consigo um caderno para todos os lugares que ia. E esse cadernos são uma janela para os pensamentos do artista.

Ele criou 13 mil páginas de anotações para conseguir expressar sua criatividade como pintor, inventor, engenheiro e cientista. Para que todos soubessem o que era uma lista de tarefas para Da Vinci, Robert Krulwich, da NPR, traduziu uma dessas listas.

Lista

A lista traduzida é do começo da década de 1490 e nela podemos ver que a cabeça de Da Vinci sempre estava cheia das mais variadas coisas. A lista traduzida tem entre parênteses as alterações que Krulwich fez.

[Calcular] a medição de Milão e subúrbios;

[Encontrar] um livro que trata de Milão e suas igrejas, que deve ser encontrado na papelaria no caminho para Cordusio;

[Descubrir] a medida de Corte Vecchio (o pátio do palácio do duque);

[Descubrir] a medida do castello (o próprio palácio do duque);

Pedir ao mestre de aritmética para mostrar como enquadrar um triângulo;

Pedir ao Messer Fazio (professor de medicina e direito em Pavia) para ensinar sobre a proporção;

Pedir ao Brera Frade (no Mosteiro Beneditino para Milão) para mostrar De Ponderibus (um texto medieval sobre mecânica);

[Fale com] Giannino, o Bombardier, sobre os meios pelos quais a torre de Ferrara é murada sem lacunas (ninguém realmente sabe o que Da Vinci quis dizer com isso);

Pergunte a Benedetto Potinari (um Mercador Florentino) de que maneira eles vão para as geleiras na Flandres;
Desenhar Milão;

Perguntar ao Maestro Antonio como os morteiros estão posicionados nos baluartes de dia ou de noite;
[Examinar] a besta de Mastro Giannetto;

Encontrar um mestre da hidráulica e pedir-lhe que ensine como consertar uma eclusa, um canal e um moinho da maneira Lombardia;

[Perguntar sobre] a medida do sol que me foi prometida pelo Maestro Giovanni Francese;

Tentar obter um Vitolone (o autor medieval de um texto sobre óptica), que está na Biblioteca de Pavia, que lida com a matemática.

Observações

Por essa lista, é possível ver como Da Vinci era curioso pelos mais variados assuntos. E também que ele era humilde o suficiente para pedir que especialistas o ensinassem sobre as coisas.

Em grande parte, a lista é dedicada à matemática e medições. O que, com certeza, ele colocou em suas obras. Da Vinci é conhecido pelo seu domínio da composição triangular em suas obras. Então não é surpresa para ninguém ver que ele se interessava em saber como enquadrar um triângulo, ou então saber mais sobre proporção.

E mesmo que na época a filosofia era a de que arte e ciência eram áreas que não se misturavam, Da Vinci quis absorver todo o conhecimento que podia. E assim ele conseguiu se expressar com seu trabalho.


Próxima Matéria
Via   Poli noticias  
Imagens Hypeness
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest