icone menu logo logo-fatosnerd.png


Livros de Harry Potter são banidos de escola americana por 'risco de invocação'

POR Gabi Noronha EM Notícias 03/09/19 às 15h30

capa do post Livros de Harry Potter são banidos de escola americana por

Para o bem ou para mal, não faltam surpresas mundo afora. Dessa vez, uma escola católica apostólica romana resolveu banir os livros de Harry Potter de sua biblioteca. A decisão veio direto do Padre Dan Reehil, responsável pela Escola Católica St. Edward. Localizada em Nashville, no Tennesse, Estados Unidos, a notícia ganhou destaque em vários lugares. De acordo com a autoridade religiosa, a decisão foi tomada devido ao "risco de invocar espíritos malignos". Sendo assim, todos os volumes da obra de J.K. Rowling foram retirados da instituição.

O Pe. Dan Reehil comentou seu veredito via e-mail ao Tennessean, jornal local. Em suas palavras, "os livros apresentam tanto magia boa quanto ruim, o que não é verdade. Mas, de fato, um desvio inteligente". Pe. Reehil ainda diz que os livros contêm maldições e feitiços de verdade. Ele ainda revela que ao "serem lidos por humanos, há o rico de invocar espíritos malignos diante da pessoa que o lê". Rebecca Hammel, a superintendente das escolas católicas da diocese em Nashville, confirmou que esse não é um posicionamento oficial da Igreja Católica. No entanto, para a instituição St. Edward, o Pe. Reehil tem a palavra final.

Ainda no e-mail, o Pe. Dan Reehil diz ter consultado exorcistas nos Estados Unidos e em Roma, os quais recomendaram a retirada dos livros da escola. Com isso, vem a pergunta mais importante do caso, será que algum deles realmente leu Harry Potter? Porque se existe algo certo nessa história é que todas as pessoas que já leram soltaram um "accio" para o controle da televisão ao menos uma vez. Ou um "alohomora" ao perder/esquecer a chave de casa. Nenhum deles deram muito certo. Mas, quem sabe, às vezes, é algum problema na varinha.

Harry Potter para todos

A fantasia é um dos gêneros mais queridos entre o público, tanto para a leitura quanto para o cinema. Esse universo sempre envolve outros mundos, magia e criaturas de diversos tipos. Apesar das histórias parecerem distantes de nossa realidade, ainda é possível nos identificarmos com elas. Isso porque a fantasia como gênero pode nos transportar para outras terras, mas os problemas permanecem bem semelhantes. Entre as obras do meio, uma das mais famosas de nossa geração é Harry Potter.

A história de um garoto ordinário que descobre ser bruxo, sem dúvidas, marcou a vida de muitas pessoas. Os problemas de Harry começam antes mesmo do início do chamado para a aventura. "rfão e morando na casa dos tios, ele sempre foi excluído e maltratado por pessoas que deveriam ser sua família. Ao chegar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, apesar de ser reconhecido como uma pessoa importante, seus problemas apenas aumentaram.

O universo mágico apresentado na obra nada mais é que uma metáfora da nossa própria realidade. Os preconceitos entre classes, as injustiças, intrigas, traições. Há também a cobrança para ser uma pessoa diferente do que você gostaria. Expectativas que precisam ser preenchidas, o rápido amadurecimento, tudo em paralelo aos cuidados com os estudos. A vida de um bruxo não é mais fácil do que a vida de um universitário, por exemplo. Ou mesmo de um recém graduado que ainda não encontrou seu lugar no mundo. Os feitiços e maldições presentes em Harry Potter podem não ser reais, mas certamente nos identificamos com as complicações vividas pelos personagens.


Próxima Matéria
Via   Tennessean     CBR     Estadão  
avatar Gabi Noronha
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest