• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Livros de Harry Potter são banidos de escola americana por 'risco de invocação'

POR Gabi Noronha    EM Notícias      03/09/19 às 15h30

Para o bem ou para mal, não faltam surpresas mundo afora. Dessa vez, uma escola católica apostólica romana resolveu banir os livros de Harry Potter de sua biblioteca. A decisão veio direto do Padre Dan Reehil, responsável pela Escola Católica St. Edward. Localizada em Nashville, no Tennesse, Estados Unidos, a notícia ganhou destaque em vários lugares. De acordo com a autoridade religiosa, a decisão foi tomada devido ao "risco de invocar espíritos malignos". Sendo assim, todos os volumes da obra de J.K. Rowling foram retirados da instituição.

O Pe. Dan Reehil comentou seu veredito via e-mail ao Tennessean, jornal local. Em suas palavras, "os livros apresentam tanto magia boa quanto ruim, o que não é verdade. Mas, de fato, um desvio inteligente". Pe. Reehil ainda diz que os livros contêm maldições e feitiços de verdade. Ele ainda revela que ao "serem lidos por humanos, há o rico de invocar espíritos malignos diante da pessoa que o lê". Rebecca Hammel, a superintendente das escolas católicas da diocese em Nashville, confirmou que esse não é um posicionamento oficial da Igreja Católica. No entanto, para a instituição St. Edward, o Pe. Reehil tem a palavra final.

Ainda no e-mail, o Pe. Dan Reehil diz ter consultado exorcistas nos Estados Unidos e em Roma, os quais recomendaram a retirada dos livros da escola. Com isso, vem a pergunta mais importante do caso, será que algum deles realmente leu Harry Potter? Porque se existe algo certo nessa história é que todas as pessoas que já leram soltaram um "accio" para o controle da televisão ao menos uma vez. Ou um "alohomora" ao perder/esquecer a chave de casa. Nenhum deles deram muito certo. Mas, quem sabe, às vezes, é algum problema na varinha.

Harry Potter para todos

A fantasia é um dos gêneros mais queridos entre o público, tanto para a leitura quanto para o cinema. Esse universo sempre envolve outros mundos, magia e criaturas de diversos tipos. Apesar das histórias parecerem distantes de nossa realidade, ainda é possível nos identificarmos com elas. Isso porque a fantasia como gênero pode nos transportar para outras terras, mas os problemas permanecem bem semelhantes. Entre as obras do meio, uma das mais famosas de nossa geração é Harry Potter.

A história de um garoto ordinário que descobre ser bruxo, sem dúvidas, marcou a vida de muitas pessoas. Os problemas de Harry começam antes mesmo do início do chamado para a aventura. "rfão e morando na casa dos tios, ele sempre foi excluído e maltratado por pessoas que deveriam ser sua família. Ao chegar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, apesar de ser reconhecido como uma pessoa importante, seus problemas apenas aumentaram.

O universo mágico apresentado na obra nada mais é que uma metáfora da nossa própria realidade. Os preconceitos entre classes, as injustiças, intrigas, traições. Há também a cobrança para ser uma pessoa diferente do que você gostaria. Expectativas que precisam ser preenchidas, o rápido amadurecimento, tudo em paralelo aos cuidados com os estudos. A vida de um bruxo não é mais fácil do que a vida de um universitário, por exemplo. Ou mesmo de um recém graduado que ainda não encontrou seu lugar no mundo. Os feitiços e maldições presentes em Harry Potter podem não ser reais, mas certamente nos identificamos com as complicações vividas pelos personagens.

Próxima Matéria
Via   Tennessean     CBR     Estadão  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+