icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Lobo cinzento é visto pela primeira vez na Normandia em 100 anos

POR Erik Ely EM Curiosidades 05/05/20 às 12h25

capa do post Lobo cinzento é visto pela primeira vez na Normandia em 100 anos

Recentemente, uma série de fotografias mostrou um lobo cinzento de volta ao norte da França. Contudo, os pesquisadores estão mais do que surpresos com o ocorrido. Isso porque, se as suspeitas dos especialistas estiverem corretas, o animal retornou para a Normandia, pela primeira vez, em mais de 100 anos.

Segundo os pesquisadores, as fotografias foram capturadas nas noites de sete e oito de Abril. Isso aconteceu próximo a cidade Londinières, no departamento Sena Marítimo da Normandia, uma das regiões mais ao norte da França.

Animais vistos pela primeira vez na região em mais de um século

Para comprovar sua vericidade, as imagens foram enviadas para o Escritório Francês de Biodiversidade. Em seguida, eles que concluíram que é provável que este seja um lobo eurasiático (Canis lupus lupus), uma subespécie de lobo cinzento. No entanto, em um primeiro momento, os pesquisadores hesitaram em confirmar que o animal havia sido visto até obterem imagens de alta qualidade. Isso porque, de longe, o animal poderia ser apenas um grande cachorro.

Lobos nascem para viver livres por aí e são conhecidos por migrar por grandes distâncias ao longo dos anos. Em um outro exemplo, uma loba cinzenta foi fotografada embarcando em uma viagem de 14.000 quilômetros entre Califórnia e Oregon. E o mais surpreendente, ela fez isso em apenas dois anos.

De toda forma, mesmo que lobos possam viajar por grandes distâncias, a presença de um lobo eurasiático é extremamente inesperada. "Esse sistema de colonização é característico do lobo. Por isso, um novo território foi visitado por dezenas ou até centenas de quilômetros. Isso deixa um espaço para que os lobos possam voltar em lugares colonizados novamente", afirmaram as autoridades locais. "No outono, os jovens nascidos na primavera ocupam seu lugar no grupo. Isso faz com que eles sejam forçados a deixar a matilha e sigam em busca de um novo território para se estabelecer. Além disso, na primavera, os jovens lobos que ainda não são adultos e não conseguem se reproduzir em matilha deixam seu local de nascimento em busca de uma parceira sexual", concluíram.

Quando os lobos cinzentos foram vistos pela última vez?

Em 1992, os lobos retornaram à França pela primeira vez. Isso aconteceu depois deles terem cruzado a fronteira da Itália, próximo dos Alpes, no sul do país. Dessa forma, nos anos seguintes, espécies foram vistas perambulando para fora da região e seguindo até Somme. Contudo, caso o avistamento seja confirmado, essa seria a primeira evidência de lobos na região norte da Normandia em mais de 100 anos.

Durante séculos passados, os lobos podiam ser encontrados na maior parte da Europa. Mas isso mudou conforme a caça predatória alcançava as espécies no início do século XX. Depois disso, seu alcance ficou restrito a lugares como Itália, Espanha e Europa Oriental. Desse modo, muitos lugares do continente europeu relataram o ressurgimento dos lobos. Até o momento, há relatos de avistamentos na Bélgica, Alemanha e em diversos outros países europeus.

Contudo, a luta dos lobos pela sobrevivência continua. Apesar da escassez, houve diversos casos de caçadores matando lobos cinzentos na Europa. Para se ter uma ideia, em 2018, fotógrafos conseguiram capturar o momento em que a última fêmea de uma matilha é morta na Dinamarca.


Próxima Matéria
Via   IFLScience  
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest