• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


A lua na verdade possui 8 fases. Você conhece todas elas?

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      02/08/19 às 15h05

A lua é mesmo algo fascinante e que desperta o interesse e a curiosidade do homem, desde os tempos de Galileu. Embora a lua seja essencial para a nossa vida, a sua origem ainda é desconhecida. De fato, existem várias teorias científicas que tentam explicar de onde veio a lua, mas nenhuma delas é conclusiva. O que sabemos com certeza é que ela é tão antiga quanto o nosso planeta, cerca de 4,6 bilhões de anos. E os cientistas concluíram isso analisando a idade das rochas lunares.

Mas algo, que nem todo mundo sabe sobre a lua, é que ela possui oito fases, e não somente quatro como a maioria das pessoas acredita. Todo mundo conhece a lua cheia, a lua minguante, a lua crescente e a lua nova, certo? Sim, mas como ela gira em torno da Terra, a quantidade de luz solar, que ela recebe, varia de acordo com a sua posição. Isso causa uma ilusão de que a lua está mudando de forma, mas, na verdade, isso acontece pelos ângulos diferentes, pelos quais a vemos. A lua não é capaz de gerar sua própria luz, assim ela apenas reflete a luz do sol, e por isso, ela passa por oito fases diferentes. Sim, oito!!! Confira a seguir quais são elas.

1° Fase - Lua Nova

A primeira fase da lua acontece quando ela está posicionada entre o sol e a Terra. Assim, todos os três objetos aparecem em um alinhamento próximo. No entanto, a parte iluminada da lua está em seu lado traseiro, e assim não é possível vê-la por completo aqui da Terra.

2° Fase- Crescente

Logo, após a lua nova, ela avança rumo ao seu primeiro trimestre, com o seu início marcado por uma crescente. Ao ver a lua crescente muito fina, podemos deduzir por aí que ela está em sua segunda fase lunar. Como mostrado na imagem, ela está crescendo e ficando cada vez maior do ponto de vista aqui da Terra.

3° Fase - Primeiro Trimestre       

      

Podemos ver a metade exata da lua quando ela chega a um ângulo de exatos 90° em relação ao sol e ao planeta Terra. Essa fase é conhecida como o primeiro quarto da Lua.

4° Fase - Lua Gibosa

A Lua Gibosa é marcada quando a lua está na metade do seu tamanho. Conforme a fase avança, a parte, que está acesa, parece crescer mais do que a outra. Nessa fase, dá a impressão de que a lua está em volta.

5° Fase - Lua Cheia

Muito conhecida por todos nós, nessa fase, lunar a lua está do lado oposto da Terra. Assim, grande parte da lua, que é iluminada pelo sol, pode ser vista claramente do ponto de vista da Terra.

6° Fase - Lua Balsâmica

Quando está nessa fase, a parte da lua, que é vista da Terra, é bem menor. E durante a Lua Balsâmica, é que a lua parece ser corcunda, porém, a única diferença é que ela está do lado oposto.

7° Fase - Último Trimestre

Nessa penúltima fase, a lua chega novamente a metade exata visível da Terra. Observado essa imagem, você perceberá que a lua, nesta posição, é exatamente oposta ao seu primeiro quarto.

8° Fase - Minguante

Na oitava e última fase, apenas uma pequena parte da lua é visível. E se torna cada vez menor até que o disco lunar desapareça por completo.

E você, já sabia dessas outras fases da lua? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+