icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Maio terá noites mais brilhantes do ano e até chuva de cometas

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      04/05/20 às 14h41
capa do post Maio terá noites mais brilhantes do ano e até chuva de cometas

Diversos fenômenos atmosféricos acontecem a todo instante e de várias formas. De chuvas à tornados, esses fenômenos gerados nas camadas de ar acima ou ao redor de nós afetam nossas vidas de várias formas diferentes. Esses impactos podem ser negativos ou, acredite, positivos. Estudiosos das estrelas, astros e tudo que envolve o espaço ficam ansiosos sempre que algum fenômeno é anunciado. Percebemos isso na repercussão que o anúncio de eclipse ou lua de sangue geram na internet, principalmente nas redes sociais.

Existem ainda alguns eventos atmosféricos que permanecem ocultos para a maioria das pessoas e só podem ser vistos com a ajuda de aparelhos especiais. Esses são tão intensos e curiosos que intrigam até mesmo a ciência. Devido às características peculiares, há vários eventos naturais que ocorrem em áreas específicas da Terra, onde as condições são propícias.

No entanto, muitos outros fenômenos são capazes de ocorrer em qualquer lugar do planeta. E são capazes de serem vistos a olho nu por qualquer um. Todo ano vários fenômenos acontecem, e esse não é diferente.

É certo que nesses tempos estamos todos em casa. Mesmo que não podemos sair, podemos olhar para o céu e ver sua beleza. E felizmente o mês de maio vem nos trazer uma distração e possível admiração da natureza e do céu. Todos vão poder continuar respeitando o isolamento social e ainda assim, se entreter e admirar a chuva de estrelas cadentes e até mesmo cometas.

Os cometas estão entre os principais objetos celestes, e um dos mais interessantes e curiosos. Alguns cometas são visíveis a olho nu, outros acabam passando despercebidos até pelos olhos mais atentos. Por sorte, nesse mês vamos poder ver alguns deles.

Noites

As noites de maio serão bem fascinantes. E a primeira delas será no dia seis, por volta das três da manhã. Nessa madrugada, acontecerá uma chuva de meteoros chamada Eta Aquarídeos.

De acordo com previsões, essa chuva vai contar com 50 meteoros por hora. Se você estiver acordado na hora e quiser ver melhor essa chuva basta olhar na direção leste do céu. E uma ajuda a mais será se o tempo estiver firme e com poucas nuvens, que aí as chances de você conseguir ver esse fenômeno são maiores.

Depois dessa noite, mais ou menos por volta do dia 20 o cometa C/2020 F8 Swan, que foi recém descoberto, poderá ser visto aqui da Terra. Para que esse seja melhor visto, o recomendável é usar binóculos. E para achá-lo no céu, você terá que olhar para o norte no fim da madrugada.

Outros fenômenos

Além desses fenômenos, nosso satélite natural, a lua, também estará diferente do que somos acostumados a ver. Na madrugada do dia 15 ela estará em sua fase minguante, mas não como o de costume. Ela vai estar mais brilhosa porque estará fazendo uma passagem perto de Marte.

E no dia 22,  a Estrela D'Alva vai se despedir do céu da tarde com um encontro com Mercúrio. Eles ficarão lado a lado logo depois do pôr-do-sol. Esses dois acontecimentos vão ser vistos olhando para o oeste enquanto começa a anoitecer.


Próxima Matéria
Via   Galileu  
Imagens Galileu Jc
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest