icone menu logo logo-fatos-historicos.png


A maior pirâmide da Terra ficou escondida por séculos e não é egípcia

POR Lucas Curado    EM História      05/02/18 às 14h06
capa do post A maior pirâmide da Terra ficou escondida por séculos e não é egípcia

Pense na maior pirâmide que você conhece. Se você a imaginou em algum do Egito, você está errado. Uma grande pirâmide foi descoberta no século passado e, ao contrário do que muitos pensam, sua grandeza é duas vezes maior do que a famosa piramide de Gizé. Como a maioria das grandes edificações de antigos templos, ela tinha uma finalidade sacra para os povos que a construíram.

Essa construção antiga de grande magnitude ficou escondida do mundo por muito tempo. Nem mesmo os espanhóis que invadiram a América Central, onde a pirâmide estava, sabiam da existência dela. Quando ela foi descoberta, se tornou uma sensação e, até então não se acreditava que ela era maior do mundo. Contudo, estudos foram feitos e constataram que, a maior pirâmide do mundo pertence ao "novo continente", e foi construída por nativos meso-americanos.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz pra você um pouquinho da história dessa incrível obra da antiguidade e de como esses povos conseguiram erguer tamanha grandiosidade. Quem poderia imaginar isso? Uma outra curiosidade é que a terceira maior pirâmide também está nesse lado do mundo, mas isso fica para outra matéria. Conheça a maior pirâmide da Terra que ficou escondida por séculos.

A maior pirâmide do mundo

Quando falamos em pirâmides, muitas vezes a primeira coisa que passa em nossas cabeça são as gigantes egípcias. As grandes pirâmides egípcias foram "túmulos" faraônicos que venceram o tempo e até hoje são um símbolo daquela região. Contudo, elas não são mais consideradas as maiores do mundo. Na verdade, a maior pirâmide que se conhece está por aqui no "novo mundo". Essa gigante se localiza na terra dos legendários Astecas, onde hoje é o México.

Sim, a piramide de Gizé pode ser a mais alta, mas não é a maior. Na verdade, ela tem a metade do volume que essa gigante mexicana possui. Diferente dos antigos "monumentos" egípcios, a finalidade dessa piramide era outro... mas também era religioso.

O gigante Mexicano

Ela se chama Tepanapa e possui mais de 2000 anos, tendo sua construção entre os séculos 7 e 8. Os pesquisadores que tentam desvendar os mistérios desse sítio não conseguem entender o motivo dessa pirâmide ter sido abandonada. Apesar de estar em território mexicano, não se sabe o povo que levantou esse colosso de pedra. Apesar de sua grandeza, a pirâmide só foi descoberta em 1910, pois estava coberta de vegetação. Isso ocorreu pelo fato de ter sido feita com argila, o que favorece o crescimento das plantas que a cobriram.

A história por traz da lenda

Essa pirâmide de 66 metros de altura deve ter tido um papel fundamental na religião de seus antigos povos. Quando ela foi descoberta, foram achadas cerca de 400 ossadas humanos ao redor da mesma. Isso levou os cientistas a acreditarem que essa construção teve um papel essencial na crença pré-espanhola. Curiosamente, quando o poderoso Hernán Cortés chegou nessas terras no século 16, ele destruiu o império asteca e derrubou diversas construções pagãs. Felizmente Tepanapa estava coberta de vegetação e ficou oculta, até ser descoberta por moradores da região.

E aí, o que achou dessa matéria? Deixe seu comentário aqui embaixo e até a próxima!


Próxima Matéria
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest