• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 filmes que só verdadeiros gênios vão entender quando assistirem pela primeira vez

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      12/03/15 às 21h09

Muitos filmes de conteúdo original, de roteiro também original que tentam passar uma mensagem inovadora, muitas vezes de forma subliminar, de múltipla interpretação e de difícil compreensão pelo grande público acabam sendo denominados como filmes cult.

Muitos filmes que querem fazer o público pensar, não se preocupam em agradar ao grande público, não seguem fórmulas holiwoodianas de grande sucesso, não entram nos grandes circuitos, e geralmente não alcançam grandes bilheterias, e portando, na grande maioria das vezes, não interessam às grandes produtoras.

A seguir você vai conhecer alguns filmes que ganhar destaque pelo seu enredo inovador e amplo a interpretações.

O Anjo Exterminador

O Anjo Exterminador é um filme mexicano de 1962 dirigido por Luis Buñuel. Foi considerado pelo New York Times como um dos 1000 melhores filmes do mundo. Neste filme, com influências do surrealismo, Buñuel despe a sociedade aristocrata, em que ricos personagens se vêem presos numa das salas de uma mansão após um jantar formal. Não há nada físico que os impeça de sair, porém algo os faz refém de portas e grades imaginárias.

Gummo

Gummo é um filme cult de 1997 feito por Harmony Korine. Os atores principais são Nick Sutton e Jacob Reynolds. Em vez de seguir um enredo tradicional, o filme desenrola-se através de histórias separadas aparentemente não-relacionadas, da vida de residentes da pequena cidade de Xenia, Ohio.

Magnolia

Magnólia é um filme americano de 1999, do gênero drama, dirigido e roteirizado por Paul Thomas Anderson. A história se desenvolve em Los Angeles, nos arredores da rua Magnólia, acompanhando um dia na vida de nove personagens, que moram na mesma área e cujas histórias se cruzam por coincidências do destino. O filme aborda diversos temas polêmicos, como incesto, homossexualidade, drogas e violência.

Quero Ser John Malkovich

É um filme americano de 1999 escrito por Charlie Kaufman e dirigido por Spike Jonze. É estrelado por John Cusack, Cameron Diaz, Catherine Keener e John Malkovich, que interpreta uma versão fictícia de si mesmo. O filme conta a história de Craig Schwartz, um desempregado que descobre um pequeno portal que o leva para a mente do ator John Malkovich.

Réquiem para um Sonho

O roteiro é uma adaptação de um livro de mesmo nome escrito por Hubert Selby Jr. e publicado em 1978. O filme descreve diferentes formas de vícios, conduzindo os personagens ao aprisionamento em um mundo ideal, que é então tomado e devastado pela realidade.

Donnie Darko

Apesar de não ter alcançado muita popularidade, o filme recebeu e participou de grandes premiações, obteve, ainda, criticas positivas pelo enredo e trilha sonora, se tornando um clássico do cinema "cult". Mesmo após inúmeras tentativas e introspecções, o final do filme é carregado de dúvidas e incertezas e diversas interpretações são possíveis.

Vanilla Sky

O filme é uma refilmagem do filme espanhol Abre los ojos, de 1997, escrito e dirigido por Alejandro Amenábar e Mateo Gil. O poderoso editor David Aames pode ter tudo que seu coração deseja. Mesmo assim, sua vida encantada parece incompleta. Uma noite, ele conhece a mulher de seus sonhos e acredita que achou a peça que faltava. Porém, um fatal encontro com uma amante ciumenta põe o mundo de David fora de controle, deixando sequelas que acompanham toda trama do filme.

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças

O filme é aberto a várias interpretações; no entanto, o seu tema principal é a memória, o passado e a sua função na humanização dos seres humanos. É importante dizer que este filme não segue o padrão dos filmes produzidos em Hollywood.

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+