icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Mapa geológico da lua mais completo de todos os tempos é feito por cientistas

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      24/04/20 às 17h27
capa do post Mapa geológico da lua mais completo de todos os tempos é feito por cientistas

Antes mesmo dos primeiros seres vivos estarem na Terra, a lua já fazia companhia para nosso planeta no espaço. Assim que os humanos apareceram e habitavam a Terra eles começaram interagir com o ambiente. E a lua rapidamente se tornou motivo de admiração. Ainda hoje, o satélite intriga não só pessoas comuns, mas também especialistas e cientistas que dedicam a vida para pesquisar a lua.

Quando olhamos para esse nosso satélite natural podemos ver alguns pontos claros e escuros nele. Eles são apenas uma fator para mostrar o quão rica é a diversidade geológica na lua. E na busca por sempre entendê-la melhor, os cientistas fizeram o mapa mais detalhado possível, até agora, da composição rochosa da lua.

O mapa não é apenas bonito de se ver, mas também pode ser visto como um plano de fundo a ser usado nas missões futuras para a lua. Ele pode guiar os astronautas e mostá-los onde é mais seguro aterrissar e quais são as melhores áreas para se explorarem.

Mapa

Esse mapa geológico foi feito por uma equipe da NASA, que foram o Lunar Planetary Institute no Texas e o Astrogeology Science Center no Arizona, que é administrada pelo US Geological Survey (USGS).

"As pessoas sempre foram fascinadas pela lua e quando podemos voltar. Portanto, é maravilhoso ver o USGS criar um recurso que pode ajudar a NASA no planejamento de futuras missões", disse Jim Reilly, ex-astronauta da NASA e atual diretor do USGS.

O mapa foi feito em uma escala de 1 : 5.000.000 e foi  compilado a partir dos dados que foram coletados nos seis mapas feitos da era Apollo. E um software geográfico foi usado para conseguir juntar todas essas partes de uma forma coerente e que fizesse sentido.

Os cientistas foram além de apenas combinar os dados antigos com os novos. Eles padronizaram os nomes, descrições e  idades das rochas. Esses detalhes sempre sofriam alterações nos mapas antigos.

Eles também adicionaram informações topológicas como por exemplo, a localização de crateras, cristas, fissuras, falhas e todas as outras irregularidades que a superfície da lua tem. Mas isso não é o fim. Especilistas disseram que estão planejando mapas geológicos ainda mais detalhados no futuro.

Informações

"Foi um grande esforço para nossa equipe concluir este novo mapa e torná-lo transparente. Grande parte do mapeamento histórico foi realizado por vários grupos e em escalas regionais", comentou Justin Hagerty, diretor de astrogeologia da USGS.

"Métodos ligeiramente diferentes foram usados para que mapas com o mesmo recurso que foram mapeados por grupos diferentes não coincidissem", continuou.

A lua é composta por uma crosta, manto e núcleo, assim como o nosso planeta. Mas diferente da Terra, ela não tem placas tectônicas. E uma das formas de se compreender melhor a geologia da lua é traçar a sua história de 4,5 bilhões de anos. Indo desde o seu surgimento, a forma como ela evoluiu desde então e ver tudo o que colidiu com ela em seu caminho.

Os estudos sobre a lua também foram possíveis por conta das amostras de rochas que foram coletadas dela nas missões lunares. E para as missões futuras, os astronautas terão esse mapa para consultar. Os planos da NASA são de levar astronautas de volta à lua em 2024.

"Este mapa é o culminar de um projeto de décadas. Ele fornece informações vitais para novos estudos científicos, conectando a exploração de locais específicos na Lua com o restante da superfície lunar", concluiu o geólogo Corey Fortezzo, da USGS.


Próxima Matéria
Via   Science alert  
Imagens Science alert
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest