icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Mapa interativo mostra o tamanho real do Brasil em comparação com outros países

POR Bruno Dias EM Curiosidades 12/06/20 às 14h26

capa do post Mapa interativo mostra o tamanho real do Brasil em comparação com outros países

A cartografia é, basicamente, o conjunto de estudos e técnicas que,utilizando observações diretas ou análises de documentos, é responsável pela elaboração de mapas, planos cartesianos, entre outras coisas. Um cartógrafo é um profissional dedicado à cartografia. É ele quem produz mapas, locais, regionais ou globais, da Terra, da lua ou até mesmo de outros planetas.

Com a evolução tecnológica, a produção de um mapa se tornou muito mais fácil do que há algumas décadas. Na verdade, ao longo da história, muitos foram os mapas que se mostraram completamente errôneos em relação à geografia dos lugares e localidades.

É quase do conhecimento geral de todos que o mapa-, que vemos hoje em dia, não é a representação mais correta dos nossos países. A projeção que usamos foi feita em 1569, pelo cartógrafo Gerardus Mercator, e é o padrão utilizado até hoje.

Esse projeção, usada há quase 450 anos, distorce o tamanho das terras, mas até então nenhum outro padrão foi apresentado. E sua representação é eurocêntrica e colonial, já que a África e a América do Sul aparecem representadas em tamanhos muito menores do que realmente são.

Mapas

A má representação dos tamanhos não é totalmente intencional. Ao longo dos séculos, os cartógrafos já tentaram criar várias formas de projetar a Terra em uma superfície plana. E claro que essa é uma tarefa que apresenta vários desafios.

As dificuldades aparecem pelo fato de o nosso planeta ser redondo e 3D. Então, retratá-lo de uma forma fiel em uma superfície plana e em 2D é bem difícil. Por isso, todo e qualquer mapa vai ter um problema ou outro dependendo de qual for o seu foco.

A Projeção de Mercator, por exemplo, exagera as regiões longe do equador. A Projeção Descontínua de Goode tem os continentes em suas dimensões adequadas, mas ele tem várias interrupções e distorções de distância.

Tamanhos certos

A Projeção de Mercator foi a primeira representação cartográfica, que conseguiu abranger todo o globo. E para o propósito pelo qual foi feita, que é a navegação, ela é excelente.

Essa representação é boa porque, assim como uma bússola, ela preserva a orientação entre quaisquer dois pontos. E isso faz com que ela seja um ótimo padrão para a navegação náutica.

O problema dessa representação são suas distorções. Por exemplo, o Alasca parece maior que o Brasil. Sendo que, na verdade, nosso país é cinco vezes maior que o Alasca. Outra distorção é a África, que é aproximadamente 14 vezes maior do que a Groenlândia, mas que, no mapa, é representada quase que com o mesmo tamanho.

Para resolver esse problema, e mostrar para as pessoas o tamanho que seus países realmente são, o site "The True Size Of..." dá ao usuário a possibilidade de selecionar qualquer um dos países e arrastá-lo por todo globo, para comparar os tamanhos.

Como por exemplo, é possível selecionar o Brasil e compará-lo com os países da Europa. E ver quantos países realmente cabem dentro do nosso.

O mapa interativo se baseia na Projeção de Gall-Peters. Ele é um mapa retangular que prioriza os tamanhos certos em relação uns aos outros.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest