icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Mapa interativo mostra onde era sua cidade na Terra há 750 milhões de anos

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      04/09/20 às 14h41
capa do post Mapa interativo mostra onde era sua cidade na Terra há 750 milhões de anos

O nosso planeta tem a idade geológica de aproximadamente cinco bilhões de anos. A ciência que se dedica ao estudo da Terra divide essa idade em eras, épocas, períodos, idades e fases. No inicio de tudo, a Terra apresentava sobre sua superfície um material derretido e quente, tendo sua maior parte formada por ferro, níquel e outros metais. Eles foram se concentrando em seu núcleo com o passar do tempo. Há aproximadamente 3,9 bilhões de anos, o resfriamento permitiu a solidificação das rochas. Isso deu origem a uma camada sólida externa sobre a superfície terrestre. Essa é a crosta.

Nosso planeta tem seus continentes dispostos em uma configuração que estamos acostumados e conhecemos. Mas nem sempre foi assim. As massas de terra eram presas em um super continente que se rachou, quebrou e afastou as partes umas das outras. E repentinamente se juntaram de novo ao longo dos cinco bilhões de anos de história da Terra.

Se olharmos por uma visão diferente, a sua cidade natal já viajou mais pelo mundo do que você. E graças a um site interativo é possível explorar o quanto sua cidade mudou ao long das centenas de milhões de anos.

Localização

O site é o Ancient Earth Globe que foi lançado há alguns anos pelo paleontólogo Ian Webster. Para fazer o site ele combina os mapas paleogeográficos que foram feitos para o projeto PALEOMAPS, pelo paleontólogo Christopher Scotese, e os dados do GPlates, que é um repositório de dados de geociências de código aberto.

"Estou surpreso que os geólogos coletaram dados suficientes para realmente traçar minha casa há 750 milhões de anos. Então pensei que todos vocês gostariam também. Mesmo que os modelos de placas tectônicas retornem resultados precisos, você deve considerar os gráficos aproximados. Obviamente, nunca seremos capazes de provar a exatidão. Em meus testes, descobri que os resultados do modelo podem variar significativamente. Escolhi este modelo específico porque é amplamente citado e cobre o maior período de tempo", disse Webster.

No site é possível voltar a Terra até 750 milhões de anos atrás. Não é toda a história do nosso planeta, mas já abrange quatro supercontinentes que  tiveram ao longo da história. São eles Pannotia, Gondwana, Laurentia e Pangeia.

Quando se abre o mapa o padrão é de 240 milhões de anos atrás. Essa é a época do triássico médio, quando a Pageia dominava o globo. Ele foi o último supercontinente antas do mundo como conhecemos emergir.

É possível explorar a Terra em vários momentos de diferentes eventos. É só selecionar no menu que fica em cima à direita do site. Mas também é possível escolher as datas que você quiser.

"Meu software 'geocodifica' a localização do usuário e, em seguida, usa os modelos de Scotese para executar sua localização retroativamente no tempo. Eu construí a visualização do globo interativo e a integração de geocodificação e GPlates para que as pessoas pudessem se conectar em seus próprios locais", explicou Webster.

É bem interessante voltar no tempo e observar como a sua cidade natal era, se ela estava embaixo de ondas em algum momento ou em um cume de uma montanha. Além de também ser um lembrete de que nada permanece o mesmo, até áreas gigantes de terra em nosso planeta.


Próxima Matéria
Via   Science alert  
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest