icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Marte está se aproximando de nós e vai brilhar muito no céu

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 21/06/18 às 18h21

capa do post Marte está se aproximando de nós e vai brilhar muito no céu

Já fizemos matérias mostrando como seria a vista se você estivesse sobrevoando Marte e como seriam os humanos se eles nascessem em Marte. Pois bem, caros amigos, o planeta vermelho é muito falado no mundo inteiro devido as chances de um dia podermos habitá-lo. Muitos sonham com isso, mas enquanto não podemos fazer uma visita, que tal observar Marte no céu?

A boa notícia é que entre os meses de junho e julho, caros amigos, os céus terão um ponto um pouco mais forte brilhando no céu. Um sinal de luz que poderá ser visto é a exibição do planeta Marte, que está se aproximando cada vez mais do planeta Terra. A gente conta mais sobre essa história para vocês.

Marte visto no céu

Esse acontecimento é devido ao resultado do movimento de translação. Mas como assim? Bom, devido a órbita de cada um deles realizada para completar uma volta completa em torno do Sol, Marte e a Terra ficarão muito próximos.

A Terra demora 365 dias e 6 horas para completar esse trajeto. Já Marte demora 26 meses em uma órbita, digamos assim, achatada. Isso faz com que os dois planetas fiquem próximos a cada dois anos.

Nessa aproximação as distâncias dos dois planetas diminui e permite que possa ser visto o brilho de Marte aqui da Terra. Em alguns momentos, os dois planetas ficam tão próximos que é Marte fica mais brilhoso do que nunca.

Nesse mês de junho e julho, os dois planetas ficarão mais próximos do que já estiveram nos últimos 15 anos. São apenas 57,7 milhões de quilômetros de distância. No dia 31 de julho, por exemplo, será registrada a menor distância, o que indica que nesse dia o brilho de Marte estará muito forte.

A última vez que os dois planetas ficaram próximos assim foi no dia 23 de agosto de 2003. No caso, a distância era de 56 milhões de quilômetros. Como citamos, no dia 31 de julho será o pico de luz, mas o planeta vai continuar brilhando até agosto, quando vai começar a distanciar de nós.

Mas e você, ansiosos para ver Marte brilhando no céu? Comente!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest