Máscara inteligente e que se esteriliza sozinha é criada

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      14/07/20 às 14h22
foto de destaque

pandemia do coronavírus está deixando todas as pessoas bastante assustadas e surpresas. O COVID-19 surgiu em Wuhan, na China. E por causa de sua intensidade e capacidade de matar as pessoas, o mundo todo está passando por uma situação bastante delicada e está em estado de alerta. Governos do mundo todo tomaram medidas, para proteger seus cidadãos e evitar um contágio ainda maior.

O surto do vírus já mudou vários hábitos das pessoas. E muito se é falado sobre o "novo normal" que todos estamos vivendo. Uma dessas coisas que trouxemos para nossas vidas durante esse período de pandemia foi o uso de máscaras.

No começo da pandemia, foi muito  discutido sobre quem, quando e onde se deveria usar as máscaras para prevenir a transmissão do vírus. As recomendações foram mudando ao longo dos meses até chegar na que estamos agora, que é o uso obrigatório para todas as pessoas quando saírem de casa.

As máscaras protegem sim as pessoas. E é indicado que as pessoas em geral usem máscaras de tecido, para que as máscaras cirúrgicas fiquem apenas para os profissionais de saúde.

Exatamente por essa necessidade de se usar as máscaras em ambientes públicos, empresas e iniciativas de tecnologia vêm trabalhando para desenvolver alternativas mais confortáveis e que possam ser reutilizadas, facilitando o uso desse item indispensável para a proteção.

Máscara

https://vimeo.com/420198294

Desse trabalho surgiu o protótipo da primeira máscara transparente e com esterilização automática. A chamada LEAF Mask é feita de materiais totalmente recicláveis e foi projetada para o maior conforto de quem a usa. Além de promover a sensação de estar sem máscara.

Ela foi desenvolvida pela empresa Redcliffe Medical, com sede em Detroit, nos EUA. E já foi aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration), que é a agência federal americana que regula os produtos e serviços de saúde pública. A máscara é leve, feita de silicone e tem uma qualidade de filtro de ar N99. Além disso, ela foi feita com ajuda de tecnologia aeroespacial.

O uso de máscaras é obrigatório em vários países do mundo, inclusive no Brasil. E em São Paulo, por exemplo, as pessoas que não usarem máscara podem ser multadas no valor de 500 reais. E estabelecimentos que não cumprirem essa regra a multa pode ser de cinco mil reais.

Como a máscara tem uma demanda global, a LEAF tem um ajuste universal para que consiga se adaptar a todos os tamanhos de rosto. Os filtros N99 + HEPA \ HEPA-Carbon ficam ao redor do queixo para que a comunicação visual não seja prejudicada.

Além dessa característica que é muito importante para pessoas com deficiência auditiva que se comunicam por gestos e leitura labial. A máscara transparente também dá aos usuários a possibilidade de desbloquear os smartphones com reconhecimento facial sem ter que tirá-la do rosto.

Autoesterilização

As máscaras LEAF etão disponíveis em três modelos diferentes com níveis de esterilização também diferentes. A máscara mais básica é chamada "LEAF HEPA". E vem com filtros N99 + HEPA e uma filtragem de carvão ativado para que os odores e substâncias orgânicas sejam destruídos. Do mesmo jeito que os dois modelos mais caros.

O modelo intermediário se chama "LEAF UM". E nele, foi colocado um luz UV-C pequena para que patógenos no nível do DNA sejam eliminados. O modelo premium é chamado "LEAF Pro", e nele, é possível controlar a ventilação da máscara. Além de checar a qualidade do ar através dos sensores sincronizados, com um aplicativo para smartphone.

Até agora, as máscaras estão no crowdfunding, ou seja, uma vaquinha online para que o projeto consiga ser levado para frente. Mas eles já conseguiram bater a meta antes mesmo do fim do tempo limite.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
Via   Yank design  
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+