icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Médico explica como as pessoas devem fazer para diferenciar coronavírus de rinite

POR Diogo Quiareli EM Curiosidades 27/03/20 às 11h51

capa do post Médico explica como as pessoas devem fazer para diferenciar coronavírus de rinite

Diante da situação em que estamos vivendo, qualquer mísero espirro é motivo de desespero. O mundo enfrenta uma nova pandemia. Dessa vez, a Covid-19 está assustando as pessoas e fazendo diversas vítimas mortais ao redor do mundo. A doença é causada pelo novo coronavírus, descoberto na cidade Wuhan, na China, no final de 2019. Infelizmente, o vírus se espalhou pelo mundo e atingiu escala global, sendo considerado então uma pandemia. Há países onde a situação está realmente muito crítica, como na Itália, que já confirmou mais de 8 mil mortes. No Brasil, embora esteja crescendo rápido demais os casos, ainda não está em estado de emergência.

No entanto, os sintomas da covid-19, causada pelo novo coronavírus, se parecem muito com os sintomas da gripe. Além disso, há manifestações muito parecidas com a da rinite-alérgica. O pior de tudo é que, na chegada do outono, os portadores da doença costumam ter mais crises e o coronavírus se alastrou na mesma época. Muitas pessoas estão na dúvida quando a isso. No entanto, não precisam se preocupar, pois existem métodos capazes de diferenciar as duas doenças facilmente. Especialistas estão falando sobre isso e nós da Fatos Desconhecidos não poderíamos deixar de trazer para você, caro leitor.

Coronavírus ou rinite?

Assim como os sintomas da rinite alérgica, a infecção por Covid-19 também pode, em alguns casos, gerar sintomas como tosse e coriza. Diante disso, o otorrinolaringologista Alexandre Colombini falou sobre. Segundo ele, nesta época do ano e em meio à pandemia do SARS-CoV-2, é muito natural confundi-las. O profissional assegura, no entanto, que podemos diferenciar as doenças. De acordo com o médico, a rinite alérgica é um processo alérgico, desencadeado por contato com certas substâncias. Poeira, ácaro, mofo, fungo e pólen são alguns deles.

Enquanto isso, o Covid-19 é causado por um vírus. Esse, no organismo, ataca as células e isso gera um processo infeccioso. A melhor maneira de diferenciá-las, porém, está no conjunto dos sintomas.

"Na rinite alérgica, a gente vai ter sintomas clássicos de obstrução nasal, coriza, coceira, espirro, o olho coça, a garganta coça. Quando pensamos em uma infecção viral, como agora com o Covid-19 ou até em uma influenza, no H1N1, a gente vai ter outros sintomas. Febre, tosse, dor no corpo e indisposição são os sintomas mais comuns", explicou o médico. É muito importante lembrar, porém, que mesmo sabendo que as tosses e espirros constantes são frutos de uma alergia e não coronavírus, é preciso ter cuidado.

Devemos manter a nossa higiene pessoal e lavar sempre as mãos. De acordo com estudos, diversos casos do coronavírus são assintomáticos ou brandos, a ponto de a pessoa não perceber que está infectada. Sendo assim, cubra a boca e nariz sempre que espirrar ou tossir. Lave bem as mãos conforme indicado por especialistas. Isso é para o bem de todos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos, pois o seu feedback é extremamente importante.


Próxima Matéria
Via   Vix  
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest