icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Menina conta os detalhes de como é viver na Polônia

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      03/06/19 às 16h49
capa do post Menina conta os detalhes de como é viver na Polônia

Muitos de nós sonhamos em ter a experiência de viver em um país que não seja o seu de origem. Seja para o aprendizado de um novo idioma, para intercâmbio de culturas ou simplesmente porque deseja se aventurar pelas milhares de possibilidades que viver em uma nova terra oferece.

Mas as mudanças nunca são fáceis. Precisamos muitas vezes nos adaptar a um novo clima, aos costumes locais, à comida e, obviamente, ao novo lar. Tudo isso leva um certo tempo para acontecer. No entanto, seguir algumas dicas de pessoas que já viveram no lugar pode ajudar bastante nessa tarefa.

Uma menina, cuja identidade não foi revelada, em entrevista para o portal russo ADME, contou um pouco sobre como tem sido a experiência de morar na Polônia há cerca de três anos e algumas impressões que teve ao chegar por lá.

A vida na Polônia

Localizado na Europa Central, o país faz divisa com a Alemanha, com a República Tcheca, Eslováquia, Ucrânia e a Bielorrússia. Além de ser banhado pelo Mar Báltico.

"A Polônia é um país pequeno, mas sua história é muito rica. Em muitos lugares, foram preservados edifícios medievais que impressionam com a sua grandeza. Nas maiores cidades você pode conhecer antigos edifícios e monumentos listados na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO como em Cracóvia, Wroclaw, Varsóvia, Gdansk e Torun", disse ela.

A jovem ainda citou a questão da grande quantidade de florestas e áreas verdes que podem ser encontradas no país. Cerca de um terço de todo território da Polônia é ocupado por florestas. Os poloneses parecem ser um povo muito cuidadoso com a natureza. Ela ainda cita como exemplo as Montanhas de Tatra, cordilheira formada na fronteira entre a Polônia e a Eslováquia, com magnificas florestas, majestosos rios e lagos.

Já nas cidades, a menina relatou que são realizados, com bastante frequência, inúmeros eventos culturais. De acordo com ela, os poloneses honram suas tradições nacionais e adoram se divertir. Ao mesmo tempo, as pessoas são muito religiosas e existem muitos feriados ligados à religião no calendário anual.

"No período de grandes feriados, são realizadas feiras nas principais praças das cidades. São instaladas algumas belas casas de madeira, que vendem lembranças, bugigangas, roupas feitas de materiais naturais, cerâmica nacional, produzidas em Boleslawiec, brinquedos de madeira e todo tipo de produtos. Na feira, você pode comer salsichas grelhadas, provar os bigos e beber vinho quente ou cerveja gelada", contou.

Compras, comida, cervejas e muito mais

A Polônia possui sua própria moeda, o z?oty. E isso parece ser bastante agradável para o bolso dos nativos e dos turistas que visitam o país. Muita gente gosta de aproveitar dessa vantagem, especialmente em épocas de saldão de mercadorias, como no Ano Novo e na segunda metade do verão.

Já no que tange a culinária, a cozinha polaca foi concebida para aqueles que amam pratos densos e saudáveis.O zurek, uma espécie de sopa azeda de salsicha branca, é muito popular no país. Bem como os bigos, pierogi, a zupa e a kaszanka. E assim como os brasileiros, os poloneses não dispensam uma boa carne assada.

O que muita gente não sabe é que a Polônia fabrica deliciosas cervejas. As cervejas por lá são vendidas em quase todos os estabelecimentos, bem como lojas e restaurantes. As variedades nos tipos de cervejas são imensas. No inverno, os poloneses têm o costume de beber cerveja quente.

E está aí algo que provavelmente você definitivamente deve provar caso visite o país.  Apesar da impopularidade, na Polônia também se produz vinho. No entanto, os vinhos europeus ainda são os mais pedidos nas bares e restaurantes.

Os domingos no país são bem tranquilos e quase todos os estabelecimentos se fecham. Por costume, as pequenas lojas e oficinas ficam abertas até o almoço no sábado. Muito provavelmente você terá dificuldades de encontrar algo aberto depois desse horário, além de restaurantes e cafés.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
Via   ADME  
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest