icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Mergulhadores descobrem ruínas dignas de filme de ficção científica

POR Pietro Bottura    EM Mundo Afora      24/11/14 às 20h08
capa do post Mergulhadores descobrem ruínas dignas de filme de ficção científica

Existe uma cidade incrivelmente rica, citada pelo historiador e geógrafo grego Heródoto, que teria sido visitada por Helena de Troia, mas que não passaria - mesmo na época - de ruínas submersas. Creditada como uma lenda, a cidade de Heracleion (ou Thonis) não apenas é real, mas também foi descoberta ao acaso por mergulhadores que se aventuravam no Mediterrâneo.

Foi lá que a cidade foi engolida pelo oceano há mais ou menos 1200 anos, hoje tendo pedaços de suas construções espalhados pela superfície marinha egípcia a mais de 45 m de profundidade, foi encontrada. E, apesar da decadência, as ruínas fazem parte da mais importante (e por isso, rica) cidade portuária para o comércio entre o Egito e a Grécia, provavelmente a rota comercial mais importante de seu tempo.

Foram achados mais de 64 restos de embarcações junto das ruínas e 700 âncoras, além de moedas de ouro, pesos de bronze e pedra e estátuas de 4 metros de altura, além de diversas outras menores. Em tábuas de pedra, inscrições em grego e egípcio, e até mesmo sarcófagos cobertos de musgo, pequenos, provavelmente de animais sacrificados para deuses. No centro da cidade, ficava um templo para Amun-Gereb, o deus supremo dos egípcios na época.

De acordo com o Dr. Damian Robinson, diretor do Centro de Arqueologia Marítima de Oxford, "essa é uma grande cidade que estamos escavando, e tem um nível de preservação ótimo. Agora estamos começando a olhar algumas áreas mais interessantes e tentando entender como era a vida ali. Estamos criando uma rica imagem de como o comércio e a economia marítima do local se passavam, no fim da Era Egípcia. Há coisas aqui dos gregos e fenícios", aponta. Mas também acha que esse é só o começo da pesquisa de investigação, que "levará 200 anos para nos dizer algo concreto sobre Thonis-Heracleion".

E aqui você pode conferir mais ruínas interessantes que foram descobertas ultimamente.


Próxima Matéria
avatar Pietro Bottura
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest