icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Missão da NASA vai testar ''máquina de fazer oxigênio'' em Marte

POR Bruno Dias EM Curiosidades 05/08/20 às 15h42

capa do post Missão da NASA vai testar

Dominar o espaço e descobrir tudo que ele guarda, ainda é um dos maiores desejos do homem. Isso faz que nos arrisquemos em nome do conhecimento. Afinal, quem não gostaria de viajar pela imensidão do universo?!

As pessoas são fascinadas com o quarto planeta do Sistema Solar, desde que o descobriram. Marte, depois do nosso, é o mais popular, e isso por vários motivos. Algumas pessoas alimentam a teoria de que há vida no enorme planeta vermelha. Outras dizem que os extraterrestres, que vemos em tantas histórias, partiram de lá. Já os cientistas o veem com outros olhos e estudam a possibilidade de habitá-lo. Marte foi sempre uma grande fonte de mistérios.

Com o passar dos anos, as pesquisas foram ficando mais intensas e os robôs enviados para lá nos dão informações e imagens cheias de detalhes. Assim, as descobertas a respeito do Planeta Vermelho não param. A possibilidade de uma missão para Marte tem especulações de que humanos pousarão no planeta até a década de 2030.

Mas enquanto uma missão com humanos não é possível, isso não quer dizer que outros tipos de missão não sejam feitas. A NASA lançou semana passada o rover Perseverance para Marte.

O objetivo do rover é buscar sinais de vida em uma área de Marte que há bilhões de anos existia um lago. Mas essa não será o único trabalho que o Perseverance terá no Planeta Vermelho.

Depois que ele pousar, de acordo com o previsto em fevereiro de 2021, ele tem um instrumento que pode transformar dióxido de carbono em oxigênio. O que é essencial para que missões com humanos sejam possíveis no planeta.

Fazer oxigênio

Segundo a NASA, o Perseverance vai ficar, pelo menos, um ano marciano na missão, o que são 687 dias. O rover está equipado com vários instrumentos, inclusive o Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment (MOXIE). Ele foi projetado para o fornecimento de oxigênio para combustível e ar respirável.

Os outros instrumentos que o Perseverance está levando vão focar em outros aspectos. Enquanto o MOXIE fará testes para possíveis futuras missões. Ele irá converter dióxido de carbono, que é praticamente 96% da atmosfera de Marte, em oxigênio.

O MOXIE vai coletar o dióxido de carbono da atmosfera marciana e depois dividirá eletroquimicamente as moléculas desse dióxido em moléculas  de oxigênio e monóxido de carbono. Experimentos parecidos com esse já foram feitos aqui na Terra, mas nunca fora do planeta.

Missão

De acordo com que pensam os pesquisadores, eles acreditam que há bilhões de anos existia uma lago em Marte. Onde hoje é possível ver uma cratera. A missão do Perseverance vai coletar amostras para buscar vestígios de vida no planeta.

Essas amostras serão analisadas depois aqui na Terra. E o objetivo dessa missão é que ele nos dê uma nova perspectiva de Marte. E as missões estão sendo lançadas agora por um motivo. O momento é propício porque o alinhamento da Terra e Marte facilita a missão para o Planeta Vermelho. Ou pelo menos, o lançamento em si. De toda forma, novas perspectivas sobre o planeta serão conseguidas com o rover.


Próxima Matéria
Via   Vix  
Imagens Vix
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest