icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Mistério do Sinal Vermelho que apareceu no céu do Japão há 1.400 anos é resolvido

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      07/04/20 às 16h13
capa do post Mistério do Sinal Vermelho que apareceu no céu do Japão há 1.400 anos é resolvido

Japão é um arquipélago no Oceano Pacífico e fica no extremo leste do continente asiático. O lugar também chamado de Terra do Sol Nascente, tem cerca de 128 milhões de habitantes em seus 377.899 quilômetros quadrados. Para nós, ocidentais, as pessoas, os costumes e vários aspectos da vida do outro lado do mundo podem nos espantar. E, ao mesmo tempo, nos provocar uma grande curiosidade.

Além dos costumes, o Japão também tem seus vários mistérios. Um deles é o sinal vermelho com o formato de uma cauda de pavão. Que apareceu no céu do país há 1.400 anos.

Na época em que ele aconteceu as pessoas acharam que era um mau presságio. Já que eles não tinham o conhecimento que temos hoje. E quase todos os eventos fora do comum que aconteciam nos céus eram interpretados como alguma forma de influência na Terra. Mas agora, pesquisadores liderados pelo estudioso de clima espacial no Instituto Nacional de Pesquisa Polar no Japão, Ryuho Kataoka, dicidiram olhar para esse fenômeno e tentar entendê-lo.

De acordo com registros históricos, o céu no país asiático se avermelhou no dia 30 de dezembro de 620. As hipóteses levantadas para o que poderia estar acontecendo na atmosfera terrestre eram de auroras e cometas.

Os pesquisadores então mapearam o campo magnético da Terra na época. E ele sugeria que o Japão estava aproximadamente 33 graus de latitude magnética no ano de 620, em oposição dos 25 de hoje em dia.

Fenômeno

Eles também fizeram a comparação desse evento com o que hoje é entendido como auroras. A aurora boreal é o fenômeno causado pelo choque do plasma solar com partículas da atmosfera, após o contato com o campo magnético da Terra. No hemisfério Norte, se chama Aurora Boreal, e no hemisfério Sul, Aurora Austral.

O nome "aurora" e "borealis" veio dos gregos que pensavam que as luzes que estavam no céu eram a deusa da aurora andando em sua carruagem no céu. Uma das mais conhecidas é a Aurora Boreal da Finlândia. Mas isso não quer dizer que ela só exista lá. Vários outros países também têm esses fenômenos.

Por mais que estejamos acostumadas com elas serem verdes, o fenômeno pode acontecer também em outras cores, incluindo o vermelho. A tonalidade da aurora depende de quais são os elementos ativados na atmosfera terrestre pelas partículas carregadas liberadas pelo sol.

Conclusões

Além desse fator, as auroras mais recentes observadas no Japão, que tem o formato de cauda de pavão e são vermelhas, são parecidas com a que foi relatada em 620.

E os cientistas descobriram que é improvável que o sinal vermelho tenha sido feito por um cometa. Isso porque eles, geralmente, não são vermelhos. E com isso os pesquisadores concluíram que a probabilidade era baixa de que um objeto como esse estivesse passando pela Terra naquele tempo.

Com isso, eles concluíram que o sinal vermelho no céu do Japão, de 1.400 anosa trás, era provavelmente uma aurora.

"Este é um exemplo interessante e bem-sucedido de que a ciência moderna pode se beneficiar da antiga emoção japonesa evocada quando a surpreendente aparência do céu os lembrou de um pássaro familiar", disse Kataoka.


Próxima Matéria
Via   Space  
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest