icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


A misteriosa Cahokia Mounds, a primeira cidade da América Norte

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      16/04/19 às 17h24
capa do post A misteriosa Cahokia Mounds, a primeira cidade da América Norte

Assim como antes de Cabral "descobrir" o Brasil já existiam povos e civilizações habitando o nosso país, com a América do Norte não foi diferente. Antes de Colombo, os montes de Cahokia eram altos e formavam a primeira cidade desse continente.

No século XII, Cahokia era maior do que Londres. Ela se estendia por quase 10 quilômetros quadrados e tinha uma população entre 10 e 20 mil pessoas. O que considerando a época, era bastante gente. Mas esse auge da cidade não durou muito e seu desaparecimento é um mistério até os dias de hoje.

Ela ficava no que hoje é conhecido como Saint Louis, e era a maior cidade pré-colombiana ao norte do México. Essa civilização não tinha um sistema padrão de escrita. E os arqueólogos se baseiam em dados periféricos para desvendar os mistérios dessa cidade.

O nome da cidade vem em homenagem ao povo aborígene que habitou a área em 1600. Mas segundo uma descoberta arqueológica, meio milênio antes outra sociedade habitava a região. E um estudo com dentes fossilizados indica que os cahokianos eram em sua maioria imigrantes do Centro Oeste e que possivelmente viajaram até os grande Lagos e a Costa do Golfo.

Além de Cahokia, ao sul, existia um povoado chamado Washausen. Mas os arqueólogos acreditam que ele foi abandonado quando Cahokia atingiu o seu auge por volta de 1100.

No pico dessa civilização, o clima também sofreu alterações. Chuvas foram mais frequentes no centro-oeste e as temperaturas aumentaram substancialmente conforme Cahokia crescia. "Um aumento na precipitação média anual acompanhada pelo clima mais quente, permitindo o cultivo do milho", escreveu Timothy Pauketat e Susan Alt, em um artigo.

Cidade

Em 1200, a cidade estava em seu declínio. E o clima que foi um fator determinante. Uma grande inundação aconteceu e Cahokia Mounds foi abandonada em 1400. Além disso, grande parte da cidade estava enterrada sob os desenvolvimentos do século XIX e XX.

O que sobrou da cidade antiga de Cahokia foi o Monks Mound com seus 30 metros de altura. O nome foi dado porque um grupo de monges viveu nas proximidades nos tempos históricos. Um pouco depois do auge da cidade.

Segundo Thomas Emerson, professor da Universidade de Illinois, Cahokia e Monks Mound, é possível ver um passado sofisticado dos EUA pré-colonial que muitas vezes não é ensinado. "Muito do mundo ainda está se relacionando em termos de cowboys e índios, e penas e tendas. Mas em 1000 d. C, desde o começo, (a cidade é) colocada em um plano específico. Não se transforma em um plano, começa como um plano. E eles criaram o mais massivo monte de terra na América do Norte. Onde é que isso veio?", disse.

Com testes científicos foi descoberto que a população de Cahokia era uma mistura das tribos indígenas de Natchez, Pensacola, Choctaw e Ofo. E um terço da população de Cahokia não era original de lá.

E essas tribos tinham um planejamento urbano bastante sofisticado. Eles usavam alinhamentos astronômicos para projetar a pequena metrópole com um centro da cidade, praças e montes artesanais.

Religião

Vendo os remanescentes de Cahokia, é possível ver que havia fortes elementos religiosos na sociedade. Cinco círculos foram construídos em Monks Mound. Cada um em um época diferente, entre 900 d.C. e 1100.

Alguns pesquisadores acreditam que as esculturas eram usadas como calendários que marcaram os solstícios e equinócios da época. Isso para que as festividades religiosas pudessem ser planejadas de acordo. E acredita-se que uma figura sacerdotal posse ter ficado em uma plataforma elevada no meio.

Declínio

A cidade não durou por muito tempo, mas isso não quer dizer que ela não prosperou. Os homens caçavam e juntavam recursos enquanto as mulheres trabalhavam nos campos e nas casas. Além de encontros comunitários e sociais.

"Havia uma crença de que o que acontecia na Terra também acontecia no mundo espiritual e vice-versa. Então, uma vez que você entrou nesses protocolos sagrados, tudo teve que ser muito preciso", explicou James Brown , professor emérito de arqueologia da Northwestern University.

Mas o que sobrou da cidade foram dezenas de montes, restos humanos e vários artefatos. Mas nenhuma informação sobre o desaparecimento da civilização. Mesmo com algumas teorias, os fatos conhecidos ainda são insuficientes. Para alguns, foi a falta de recursos naturais, ou talvez a agitação política ou mudança climática. E no final das contas, Cahokia não aparece nem mesmo nos folclores americanos.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest