icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Modo escuro do Whatsapp está liberado para todos usuários

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      03/03/20 às 18h47
capa do post Modo escuro do Whatsapp está liberado para todos usuários

WhatsApp já é uma ferramenta de comunicação quase que unânime do nosso país. Ele foi criado em 2009, mas apenas, em 2012, é que o aplicativo de mensagens instantâneas realmente bombou e se tornou quase que obrigatório entre os brasileiros.

São milhões de usuários que fazem uso constante do aplicativo. Ele conseguiu até mudar a forma como as pessoas se relacionam e se comunicam. Hoje, é quase impossível se imaginar sem usar o aplicativo. E quando ele cai, por algum motivo, é como se as pessoas não soubessem mais o que fazer.

Desde a sua criação, a ferramenta vem se adequando com as necessidades dos usuários e fazendo de tudo, para ficar mais fácil e funcional para todos. Mas ainda tinha um recurso, que o aplicativo não tinha disponibilizado.

Não há muito tempo atrás, os fabricantes e desenvolvedores de aplicativos e sistemas operacionais começaram a oferecer o recurso de modo noturno. Essa é uma opção, para evitar o cansaço visual, durante o uso dos dispositivos, quando as pessoas estiverem em ambientes escuros.

Basicamente, durante o dia, as telas de computadores, televisões e smartphones são confortáveis para se olhar porque elas são feitas para se parecerem com o sol. Quando se está de dia isso não é nenhum problema. Mas quando começa escurecer olhar para esse luz solar não é uma coisa natural de se fazer.

Quando escurece o ideal é usar menos o computador ou o celular. Mas é lógico que isso é impossível de acontecer. Ainda mais nessa época, em que todos querem e precisam estar conectados o tempo todo. Então, se possível, o melhor é colocar o celular, em um modo que emita luzes mais confortáveis aos olhos. E isso é exatamente, o que o modo noturno faz.

Alguns aplicativos, como o Twitter já disponibilizavam esse modo para seus usuários. E depois de muitos pedidos, essa atualização finalmente chegou ao Whatsapp.

Modo escuro

Ele ficou em teste durante um mês, e agora, o aplicativo finalmente liberou o modo escuro, para todos os usuários. Os testes começaram no começo de fevereiro, somente com os usuários da plataforma TestPlight. No fim do mês, ele foi ampliado.

Agora, o whatsapp liberou o modo escuro tanto para os celulares Android como para os iPhones. O tema preto já pode ser escolhido por todos os usuários. E pode ser ativada indo nas "configurações do aplicativo", no Android, e nos "ajustes do sistema" se o celular for um iPhone com iOS 13.

Na versão beta do aplicativo para Android, o modo escuro já estava sendo testado desde o fim de janeiro. E a versão beta, para iOS, ganhou a versão escura também no mês passado.

O modo noturno era uma das funções mais esperadas do whatsapp. E a suspeita foi levantada quando a empresa trocou, na segunda-feira dessa semana, sua foto de perfil em todas as suas redes sociais.

Nesse modo, a interface do aplicativo fica mais escura para diminuir o esforço da visão, quando o usuário está mexendo no aplicativo. Além da visão, esse modo pode também pode ajudar a economizar a bateria do celular.

O modo escuro do whatsapp tem um paleta em cinza, para que o contraste preto e branco não cause uma fadiga maior nos olhos das pessoas.

Mudança

Para quem tem Android 9 é possível ativar o modo escuro indo nas configurações e selecionar a opção "conversas". Nela a opção "exibição" terá o "Tema" que é onde o usuário poderá mudar o aplicativo para o modo escuro.

Os usuários de iPhone têm que ir nos ajustes do celular e ativar o modo escuro do sistema da Apple. Nos iPhones, o modo noturno do aplicativo já é integrado ao modo noturno do iOS 13. Então o whatsapp fica no modo noturno apenas se todo o tema esteja ativo em todo sistema.

No iPhone, ainda é possível habilitar a chave "automática", assim, o celular vai ativar sozinho o modo escuro de todos os aplicativos, de acordo com a configuração que o usuário escolheu. E também é possível definir o modo escuro para ficar ativo, durante as horas programadas ou então só à noite.


Próxima Matéria
Via   Techtudo  
Imagens Tech tudo
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest