icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Mulher perde a memória temporariamente após fazer muita força no banheiro

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      28/05/19 às 18h15
capa do post Mulher perde a memória temporariamente após fazer muita força no banheiro

Estamos expostos a diversos males no dia a dia e isso não é novidade para ninguém. Há um ditado que diz: para morrer, basta estar vivo. Podemos enfrentar coisas perigosas ao dirigir um carro, atravessar a rua e até mesmo dormir. No entanto, há um lugar onde as pessoas acreditam estarem seguras e esse é o banheiro. Para a infelicidade de muitos que acreditam nisso, o banheiro pode nos oferecer riscos de todos os tipos. Há o perigo de se machucar na louça, ao cair e bater com a cabeça. Isso porque o local é extremamente úmido. Há coisas "menores", como o perigo de perder a memória temporariamente fazendo suas necessidades.

Uma mulher na China alega ter perdido a memória quando foi fazer "cocô". Segundo um relato do seu filho, após ir ao banheiro, sua mãe apresentou não se lembrar de coisas. A perda foi de coisas aconteceram nos últimos doze anos de sua vida. Preocupados com a sua saúde, a família logo agiu. A levou ao hospital, onde a senhora passou a noite sob observação e acordou na manhã seguinte normal. Ela se lembrava de tudo normalmente ao acordar, sem apresentar nada do que havia sentido na noite passada. Sua memória estava intacta.

Perda de memória

Os médicos que a atenderam realizaram exames e chegaram à conclusão de que sua saúde física e mental estava em boas condições. No entanto, ela ainda apresentava dificuldades em se lembrar das oito horas seguintes à visita ao banheiro. De forma científica, o esforço em excesso pode levar uma pessoa a desmaios e perda de consciência por um tempo. Isso acontece porque, segundo especialistas, ocorre um pico acentuado na frequência cardíaca e na pressão arterial da pessoa. Isso é seguido por uma rápida queda de pressão, resultando então na redução temporária de fluxo sanguíneo para o cérebro de quem sofre do mal.

Embora não seja uma coisa tão comum assim, é possível sofrer de amnésia a curto prazo após um desmaio dessa forma. Isso acontece principalmente com pessoas que já atingiram a terceira idade. Isso pode ocorrer porque a falta de fluxo sanguíneo é capaz de interferir temporariamente com as regiões do cérebro que são associadas à memória. O hipocampo e o sistema de ativação reticular estão entre as regiões do cérebro que podem ser atingidas ao realizar tanto esforço assim.

Após o caso, algumas revistas chinesas passaram a estudar e publicar mais sobre isso. Apesar dos relatos feitos pela paciente e pelo filho, a mídia chinesa busca comprovar a veracidade, mesmo após os diagnósticos médicos. De toda forma, serve como um alerta para as pessoas que forçam o corpo dessa forma ou em demais tipos de exercícios. Foi comprovado que o esforço no levantamento de peso é similar a esse, podendo então resultar no mesmo acontecimento da senhora. Especialistas pedem que as pessoas tenham mais cuidado.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e caso tenha visto casos parecidos, manda também. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest