icone menu


Mulher pode doar sangue durante o período menstrual?

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      18/06/20 às 12h25
capa do post Mulher pode doar sangue durante o período menstrual?

Campanhas de doação de sangue são extremamente importantes, visto que salvam diversas vidas anualmente. Você já deve ter se deparado com várias no decorrer da vida, né? Doar sangue é algo simples e em demasia rápido e, como afirmado anteriormente, pode salvar vidas. No entanto, antes de fazer a doação, é preciso checar alguns pré-requisitos. Isso porque é algo que está saindo do seu corpo e indo para outro, ou seja, assim como pode te fazer falta, pode danificar quem recebe. Até mesmo o seu peso é levado em consideração na hora de realizar uma doação.

Não apenas isso, mas há ainda várias outras coisas que precisamos levar em consideração. Uma das dúvidas mais comuns entre as mulheres é se podem fazer a doação durante o período menstrual. Diversas pessoas pesquisam isso na internet ou até mesmo com os ginecologistas para se guiarem. Há uma crença popular de que, como a mulher já esta perdendo sangue, fazer uma doação pode ser prejudicial a sua saúde. Pensando um pouco mais sobre isso, resolvemos trazer essa matéria para você, caro leitor. Confira conosco então a resposta a respeito da doação de sangue feminina durante o período menstrual.

Mulheres podem doar sangue no período menstrual?

Diversos profissionais da saúde feminina já falaram a respeito. A dúvida a respeito da doação no período menstrual está ligada ao mito de que a paciente poderia perder muito sangue. Isso então faria com que ela ficasse anêmica. No entanto, não há problema algum em doar sangue nessa época. Para completar, ginecologistas trazem diversas explicações sobre esse períodos. Lívia Migowski é uma delas e falou a respeito em uma artigo.

Segundo ela: "Numa menstruação a mulher perde mais que 80 ml de sangue, o que é facilmente compensado pelo organismo". A anemia pode acontecer em paciente com diversos ciclos de fluxo menstrual intenso. Isso configura uma contraindicação para a doação. "Só não é recomendada a doação caso a mulher apresente doenças relacionadas à menstruação, como um volume menstrual muito acima do normal. Ou ainda que esteja durando mais que de costuma", completou.

As recomendações para mulheres menstruadas são as mesmas de outros doadores. De acordo com orientações de ginecologistas, a paciente precisa estar com os exames normais. Não pode apresentar qualquer problema de saúde. Além disso, é preciso ter uma alimentação saudável, estar em boas condições de saúde. A idade também é muito importante nesse caso. Recomenda-se estar entre 16 e 69 anos para realizar uma doação. Recomenda-se ter no mínimo 50 quilos, pois abaixo disso pode apresentar alguns riscos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
Via        
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+