• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Mulheres preferem homens com menos barba quando sentem nojo de um tipo de animal, segundo a ciência

POR Erik Ely    EM Curiosidades      22/01/20 às 22h41

Recentemente, pelos faciais, de todas as formas, estão se tornando mais populares entre os homens. No entanto, não são todas as mulheres que gostavam da novidade. Segundo uma pesquisa, mulheres preferem homens com barba, a menos se tiverem nojo de um animal.

Seja bigode, cavanhaque, ou barba cheia, todas as barbas são bem-vindas. Contudo, se os pelos faciais aumentam ou diminuem a atração por homens, essa é uma discussão muito mais antiga.

Homens barbudos te lembram alguma coisa?

Afinal, será que homens barbudos são atraentes? Com diz um velho ditado, "depende do homem, depende da barba". Entretanto, recentemente, um outro fator também mostrou que pode influenciar nessa decisão, sua parceira pode achar que algo está vivendo em sua barba. Isso mesmo, recentemente, cientistas descobriram que as mulheres, que têm mais repulsa pela ideia de piolho, pulgas, carrapatos e outros ectoparasitas, têm menos probabilidade de achar barbas atraentes. Tudo porque elas podem achar que a barba pode transmitir doenças.

Mas será que as barbas podem mesmo transmitir doenças? "É provável que esse resultado seja do nosso processo de evolução", disse Anthony Lee, da Universidade de Stirling, coautor do estudo. "Nos tempos modernos, nossa higiene pessoal aumentou. Com isso, esse vínculo, entre pilosidade e transporte de ectoparasitas, pode não existir mais. Mas a tendência adquirida na evolução pode permanecer".

Por fim, se há, de fato, atração ou não por pelos faciais masculinos, essa questão é mais antiga do que parece. Em pesquisas anteriores da mesma equipe, foi descoberto que mulheres apostam em homens barbudos para relacionamentos mais duradouros. Para o experimento, os pesquisadores pediram para 919 mulheres, em maioria heterossexuais, que classificassem quais rostos masculinos trariam relacionamentos mais duradouros.

E aí, com ou sem barba?

De acordo com o estudo, também é possível presumir que homens, com traços "masculinos", são mais atraentes. Dessa forma, a mesma tendência pode ser observada para os relacionamentos com os barbudos. Contudo, no caso da barba em específico, a questão pode trazer outras características "menos atraentes".

Enquanto a barba pode ser um atrativo para muitas pessoas, também pode ser um sinal de falta de higiene para outras pessoas. "Isso poderia ser interpretado como evidência de que os pelos faciais são preferidos como um marcador de saúde entre mulheres com alto nível de patógeno. Ou que os pelos faciais mascaram áreas do rosto que comunicariam possíveis problemas de saúde", relatou a equipe no estudo. Com isso, é importante lembrarmos de um outro estudo, publicado no passado. De acordo com essa outra pesquisa, a barba masculina poderia abrigar mais germes do que pelos de cachorro. Mas isso ainda não é completamente comprovado.

"Os avanços da pesquisa trabalham sobre diferenças individuais nos julgamentos de atratividade das mulheres, neste caso, concentrando-se nas pistas faciais que os homens podem mudar facilmente, a barbas. Além de ainda, o quão "masculino" seu rosto parece", disse Watkins. "Achados, como esse, podem levantar questões interessantes no futuro, sobre a adoção e a natureza das práticas de cuidados masculinos. Por exemplo, se diferentes homens, de diferentes culturas ou regiões, respondem ao alto ou baixo "valor" de uma barba, para causar uma boa primeira impressão".

Próxima Matéria
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+