• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


NASA revela traje que será usado na nova ida à Lua

POR Arthur Porto    EM Ciência e Tecnologia      17/10/19 às 11h09

A NASA apresentou os protótipos de novos trajes espaciais. Os astronautas devem utilizá-los em sua próxima viagem à superfície lunar. O regresso à Lua está previsto oficialmente para 2024, com a missão Artemis 3. Em suma, este cronograma ainda pode mudar devido a atrasos e problemas de financiamento. Os trajes devem ficar prontos em 2023.

Os protótipos foram inspirados em vestimentas que foram usadas nas missões Apollo (1969-1972). Os novos trajes fornecem oxigênio aos astronautas, reciclam o ar, regulam a temperatura e protegem contra a radiação. Além disso, as novas versões são capazes de eliminar consideráveis quantidades de dióxido de carbono.

Basicamente, para a próxima missão, dois tipos de traje foram criados. Intitulado como xEMU, o traje branco com bandeiras azuis e vermelhas será para caminhar na Lua. Analogamente, xEMU significa Unidade móvel de exploração extraveicular.

Já o outro, mais leve e de cor laranja, foi batizado como "Orion Crew Survival Suit" (traje de sobrevivência para a tripulação da cápsula de Orion). Esse será utilizado para o trajeto entre a Terra e a Lua.

Protótipos

Na sede da Agência Espacial dos Estados Unidos, em Washington, e bem em frente de uma enorme bandeira americana, os engenheiros vestiram os trajes para apresentar à imprensa.

Durante a demonstração, um dos engenheiros mostrou o quão flexível será o traje xEMU. Característica esta que não estava presente nas roupas anteriores, que eram bem mais rígidas. "Lembrem-se que durante os anos da Apollo, Neil Armstrong e Buzz Aldrin pulavam como coelhos no solo lunar. Agora, será possível caminhar", disse Jim Bridenstine, chefe da NASA.

Agora, com os novos trajes, os astronautas, supostamente, terão muito mais liberdade de movimento. De acordo com os engenheiros, os astronautas poderão levantar os braços acima da cabeça, o que não era possível com os trajes Apollo. 

Além disso, os astronautas poderão também se agachar facilmente, para pegar rochas lunares, sem se arriscar a perder o equilíbrio e cair. Outro grande diferencial é o fato de que a vestimenta xEMU foi desenhada para se adaptar a todos os tamanhos e formatos, ou seja, tanto para homens, como para mulheres.

Design

Além disso, o xEMU foi elaborado para suportar poeira lunar, que é incrivelmente fina. Os trajes antigos, que foram utilizados na missão Apollo, aderiram toda a poeira. Para evitar que o traje entre em contato com a poeira, o xEMU não possui zíperes ou cabos e seus principais componentes são selados. A NASA afirma que o traje também pode suportar as temperaturas extremas quando em superfície lunar, operando entre 250 e menos 250 graus Fahrenheit.

Em suma, a NASA deve apresentar os novos trajes novamente em 2021. Depois disso, as vestimentas devem sofrer uma bateria de testes. Caso tudo corra bem, a agência irá entregar a produção do traje para a indústria espacial comercial.

"Não queremos estar no negócio de produção de roupas. Isso é deixamos para a indústria de produção. Queremos que eles inovem. Queremos que eles descubram como montar nossos trajes mais baratos, mais rápidos e fornecê-los a entidades comerciais", disse um dos engenheiros responsáveis pelo projeto. 

Próxima Matéria
Via   the verge  
Imagens the verge
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+