• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


NASA vai incendiar o interior de uma nave espacial

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      14/05/20 às 16h19

NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos) foi fundada no ano de 1958. Cerca de três anos depois, em 1961, foi criado o centro espacial norte americano Johnson Space Center. A Nasa funciona como núcleo de pesquisa, realização e comando de voos tripulados. Ela também abriga o MCC (Centro de Controle das Missões), cuja função principal é gerenciar todas as atividades que acontecem na Estação Espacial Internacional. E todas as missões espaciais que são demandadas.

E quando se pensa em missões espaciais ou astronautas a organização americana sempre vem à nossa cabeça. Ela pode não mais ser a única organização a ir ao espaço ou ter projetos de missões espaciais, mas com certeza ainda é a mais lembrada pelas pessoas quando o assunto é espaço.

A agência é responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Todos como o objetivo de "fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial".

A NASA sempre está trabalhando em algum projeto. E agora, em seu projeto mais novo, ela está prestes a incendiar uma espaçonave, mas sem colocar nenhuma vida em perigo. Uma cápsula espacial foi especialmente projetada para isso e deixou a Estação Espacial Internacional (ISS), em chamas.

Ela faz parte de um projeto chamado Spacecraft Fire Safety Experiment (Saffire) que tem como objetivo explorar os efeitos do fogo na microgravidade. Os dados que forem conseguidos dessa missão poderão ser uados para manter os futuros viajantes espaciais em segurança.

Missão

O chamado Cygnus Pressurized Cargo Module foi construído pela empresa Northrop Grumman e reabastecia a Estação Espacial Internacional com várias toneladas de carga. Nela eram transportadas coisas como experimentos, alimentos e outros suprimentos que os astronautas precisassem.

Depois da carga entregue, essa espaçonave sai da ISS para começar seus próprios experimentos do projeto Saffire. A NASA usou essa nave, nos últimos quatro anos, para queimar algumas coisas. Como misturas de algodão e fibra de vidro, tecidos retardantes de chama que são usados nas roupas dos astronautas e amostras de janelas de acrílico. Isso foi feito em três missões diferentes.

Objetivo

O quarto experimento da Cygnus começou na segunda-feira quando a espaçonave deixou a ISS. O experimento é chamado de Saffire-IV e nele a sonda está testando novos sistemas de detecção de incêndio. E vendo também como o fogo se espalha em níveis equivalentes de pressão ao nível do mar. E também em concentrações mais altas de oxigênio.

"Compreender como o fogo se comporta na microgravidade e como diferentes materiais propagam chamas no espaço é imensamente importante para o desenvolvimento de futuras naves espaciais. E também para a tripulação", é dito na descrição oficial da missão.

"Isso também ajudará a informar protocolos operacionais para lidar com emergências de incêndio. Principalmente quando os astronautas não têm a capacidade de sair de uma espaçonave ou retornar rapidamente à Terra", continua.

Esse experimento terá benefícios além de garantir a segurança futura dos astronautas em missões. Ela também será capaz de beneficiar "esforços de segurança contra incêndio em ambientes similares na Terra, de submarinos a minas", segundo a NASA.

Próxima Matéria
Via   Futurism  
Imagens Twitter Nasa
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+