icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Navios do século 19 são encontrados com mais de 350 objetos

POR Diogo Quiareli EM Curiosidades 11/03/20 às 15h05

capa do post Navios do século 19 são encontrados com mais de 350 objetos

O século 19 foi um divisor de águas na história do mundo. Esse foi um período, marcado pelo colapso dos impérios da Espanha, China, França, Sacro Império Romano-Germânico e Mogol. Foi nesse século também, que o mundo testemunhou o crescimento da influência dos Impérios Britânico, Russo, Alemão e Japonês. Além disso, dos Estados Unidos também. Isso então estimulou alguns conflitos militares, assim como também impulsionou os avanços científicos e de exploração. Se formos analisar com cautela, notaremos que esse século foi, de fato, muito importante. Diversos acontecimentos mudaram o rumo da história e moldaram o mundo que vivemos hoje.

Por esse motivo, diversos estudiosos do mundo inteiro dedicam suas vidas a estudos sobre esse período. Eles buscam relatos, documentos e, é claro, objetos do século 19 para que possam estudar e compreender um pouco mais dessa época. E recentemente, o mundo foi pego de surpresa. Historiadores ficaram eufóricos após encontrarem diversos objetos do século 19 em navios naufragados. No total, foram mais de 350 achados, o que pode esclarecer algumas coisas que os estudiosos sempre quiseram saber. E pensando um pouso nisso, que resolvemos trazer para você, caro leitor, mais detalhes.

Objetos do século 19 encontrados dentro de navios naufragados

Em maio de 1845, o capitão John Franklin e outros 128 tripulantes partiram em direção à Inglaterra. Eles foram em dois navios. Esses eram o HMS Erebus e o HMS Terror. O intuito deles era encontrar uma rota marítima do Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, que cruzasse o Oceano Ártico. Após um ano e meio do início da expedição, entretanto, as embarcações ficaram presas no gelo, ao norte do Canadá. Sendo assim, em 1848, todas as pessoas, que estavam a bordo dos barcos, já estavam mortas.

Esse incidente foi muito noticiado n século 19. Mas, o que aconteceu com as pessoas a bordo em seus dias finais é um mistério até hoje. Agora, uma nova expedição comandada pela instituição governamental Parks Canada permitiu que os arqueólogos encontrassem artefatos. São, na verdade, mais de 350 encontrados juntos aos destroços naufragados do HMS Erebu. "Tivemos a temporada de maior sucesso desde a descoberta dos destroços", disse Marc-André Bernier. Esse é gerente da equipe de arqueologia subaquática do Parks Canada. "A preservação dos objetos é fenomenal".

Dentre os achados, estão utensílios de cozinha, garrafas de vinho, um lacre de cera com impressão digital e até escova com mechas de cabelo. "O trabalho de exploração que fizemos no HMS Terror, a possibilidade de olhar dentro das cabines e agora os artefatos do HMS Erebus é apenas o começo. Assim, poderemos finalmente entrar na história", disse Bernier. Segundo os pesquisadores, as águas geladas ajudaram a preservar tudo. No entanto, elas atrapalham o trabalho dos mergulhadores, pois as temperaturas são muito baixas.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
Via   Revista Galileu  
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest