icone menu logo logo-fatos-historicos.png


Navio mais antigo do mundo foi encontrado por arqueólogos em bom estado

POR Mateus Graff EM História 25/10/18 às 15h01

capa do post Navio mais antigo do mundo foi encontrado por arqueólogos em bom estado

Pesquisadores parecem ter encontrado o que seria uma das descobertas marítimas arqueológicas mais relevantes. Estamos falando de uma embarcação de mais de 2,4 mil anos. O velho navio foi encontrado no Mar Negro, localizado entre o leste Europeu e um pedaço da Ásia.

Com incríveis 23 metros de comprimento, a embarcação provavelmente foi feita e usada por gregos durante o apogeu da civilização. O projeto Arqueologia Marítima do Mar Negro, do qual os arqueólogos fazem parte, disse que o navio está em ótimas condições, tanto o mastro, leme, quanto os bancos que os tripulantes usavam para se sentar. A gente conta mais dessa incrível descoberta para vocês.

A descoberta do navio mais antigo do mundo

Os arqueólogos afirmam que como o navio estava a mais de dois quilômetros abaixo da superfície, o pouco oxigênio ajudou a preservar toda a estrutura da embarcação. Jon Adams, um professor que liderou as pesquisas, acha que encontrar uma relíquia dessa era quase impossível para os arqueólogos. O navio poderá ser útil para ajudar a compreender de maneira mais aprofundada a Idade Antiga e o desenvolvimento de tal civilização.

O curioso é que o navio se parece bastante com um desenho feito em um antigo vaso feito pelos gregos que retrata uma cena da Odisseia, uma obra clássica atribuída ao escritor Homero. O livro descreve a história de Ulisses, um herói que passa por diversas aventuras para retornar para casa depois de lutar na Batalha de Troia.

Os arqueólogos disseram que o navio está localizado no Mar Negro, exatamente nas mediações da costa da Bulgária e com certa proximidade ao território que hoje é a Turquia. O que isso significa? Talvez indique que a embarcação era um navio mercante que fazia transações comerciais com outras civilizações.

Já foram encontrados outros registros de navios que naufragaram no Mar Negro ao longo dos últimos séculos. Só para vocês terem uma ideia, cerca de 60 navios foram descobertos pelos arqueólogos, que vão mostrar todos as suas incríveis descobertas em uma conferência em Londres.


Próxima Matéria
Via   RT     Revista Galileu  
Imagens Giphy RT MSN GMX
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest