• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Neom, o projeto de cidade real que vai ter carros voadores e robôs dinossauros

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      31/10/19 às 12h15

Sabe aqueles filmes de ficção científica, com cidades futuristas, que a gente acha o máximo, mas acredita que nunca existirá algo do tipo na vida real? Pois é, se depender da Arábia Saudita, essas cidades existirão sim, e mais tecnológicas do que você pode imaginar. E isso, em um futuro bem próximo. Se tudo correr como o planejado, até 2025, o plano da mega-cidade futurista, 33 vezes maior do que a cidade de Nova York, já vai ser uma realidade.

Neom é o nome da cidade planejada para ter 16 bairros, na costa do Mar Vermelho, mais precisamente na província de Tabuk, no noroeste da Arábia Saudita. Segundo o governo saudita, Neom é "o projeto mais ambicioso do mundo". E depois de saber tudo o que eles planejam para essa cidade, você irá concordar com essa afirmação. Afinal, uma cidade, com carros voadores e robôs dinossauros, só poderia existir nos filmes de Hollywood. Aqui, está tudo o que já sabemos sobre a tal cidade do futuro.

A cidade do futuro

Para começar, o nome escolhido. Neom é derivado da palavra grega neos, que significa "novo" e mustaqbal, uma palavra árabe para "futuro". A cidade cobrirá cerca de 10.230 milhas quadradas da costa do Mar Vermelho. Um investimento altíssimo será financiado pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, e se possível, também contará com investimento estrangeiro. Até agora, espera-se gastar pelo menos US$ 500 bilhões, para erguer a cidade.

O projeto Neom faz parte de um plano ambicioso, para revolucionar a sociedade saudita, o chamado Visão 2030. A ideia, com isso tudo, é reduzir a dependência do petróleo e tornar o país, um centro de tecnologia e referência mundial.

Para tornar o projeto uma realidade, o governo saudita contratou, em 2017, três das maiores empresas de consultoria do mundo, a McKinsey & Co, Boston Consulting e Oliver Wyman. As três empresas juntas prestam consultoria para a construção da cidade. E eles não economizaram quando o assunto é tecnologia inovadora.

Para se ter uma ideia, a cidade deverá usar uma tecnologia de "semeadura de nuvens", que basicamente cria nuvens artificias, que produzirão mais chuvas. O que é extremamente necessário se tratando de uma região no meio do deserto. Além disso, Neom também contará com o "principal sistema educacional do planeta". Segundo as autoridades, nesse sistema, as aulas serão ministradas por professores holográficos. Você consegue imaginar isso?

Mas algo que tem realmente chamado a atenção de todos, é uma ideia semelhante a um filme de ficção, o Jurassic Park. Isso mesmo, eles pretendem oferecer atrações para os turistas, com dinossauros robóticos.

Novas tecnologias

A ideia das nuvens não é a única que envolve fenômenos naturais, essenciais para a vida na Terra. A Neom contará ainda com uma lua artificial gigantesca, para iluminar a cidade durante a noite.

Também segundo as autoridades, os moradores de Neom vão começar a usar táxis voadores. Mas o que eles mais querem mesmo é mudar a visão que nós temos dos meios de transporte. O projeto da cidade está visando um futuro, onde dirigir carros será apenas uma diversão, e não mais uma necessidade.

O litoral do Mar Vermelho também passará por mudanças estratégicas. De acordo com o plano, a ideia é que a areia das praias brilhe no escuro. Inclusive, as obras na Baía de Neom já começaram.

Segundo a Agência de Imprensa Saudita, a Baía de Neom deve ter "praias de areia branca, clima ameno e um ambiente de investimento atraente. E alguns progressos já foram feitos. O aeroporto de Neom por exemplo, já está quase finalizado e até já foi registrado como um aeroporto internacional oficial. O voo inaugural aconteceu lá, em junho deste ano.

O projeto está seguindo o fluxo, e se continuar assim, muito em breve essa cidade será uma realidade. E você, o que achou dessa ideia? Gostaria de viver em uma cidade assim? Conta para a gente nos comentários e aproveite para compartilhar com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+