• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Netflix pode mudar a forma de lançar episódios na plataforma

POR Gabi Noronha    EM Notícias      03/09/19 às 16h58

A Netflix chegou de fininho, popularizou o streaming e se tornou a maior plataforma do meio. Deu dor de cabeça às emissoras de televisão e, mais recente, no cinema. Mas seu reinado está ameaçado. A empresa cresceu bastante e seu tipo de serviço expandiu ao ponto de atrair outros estúdios para a brincadeira. A Amazon, por exemplo, tem investido cada vez mais na sua Prime Video. Que o diga a produção da série do Senhor dos Anéis. Embora a HBO tenha versão online, as coisas estão prestes a mudar. Após a fusão da Time Warner com a AT&T, em breve, teremos a HBO Max, o serviço de streaming que reunirá todas as produções do estúdio em um só lugar.

O barulho tem sido tão grande que até a Apple resolveu se envolver na área do entretenimento. A Apple TV+ chega em novembro. Para fechar o ringue com os principais competidores, temos a Disney+. O Mickey demorou para participar da festa, mas também pretende chegar roubando todo o brilho para si. Detalhes da plataforma foram divulgados durante a San Diego Comic Con e, mais recentemente, na D23. Assim como todas as outras empresas citadas - exceto a Prime Video, a Disney também pretende liberar os episódios de forma semanal. Sabe o único serviço que não faz isso? Sim, a Netflix!

Revolução no modo de assistir TV

Quando a Netflix despontou no mercado, ela inovou o modo de assistir a filmes e séries. Com um catálogo que, a todo momento a disposição do assinante, basta apertar o play e ser feliz. A plataforma propagou o conceito de "maratonar" seriados. Ao lançar todos os episódios de uma vez, ela incentivava o público a consumir o produto quase de forma imediata. Não por menos, sabemos que a empresa mede a audiência das obras por alcance no primeiro final de semana. Essa é a base para medir o sucesso dos títulos originais.

A princípio, o método foi muito bem recebido. Hoje, porém, a discussão em volta do assunto aumentou. Devido à popularidade de algumas séries, o risco de spoilers, para quem não maratonar, é alto. Sem contar os obstáculos pessoais de cada assinante. Mesmo assim, o serviço ainda libera todos os episódios de Stranger Things de uma vez. Estratégia, essa, que pode estar muito perto de mudar.

Mudança à vista

Com cada emissora e estúdio lançando o próprio serviço de streaming, a Netflix tem se concentrado em fazer mais conteúdos exclusivos. Para tanto, fechou caríssimos contratos de exclusividade com Shonda Rhimes e Ryan Murphy. Adquiriu os direitos de As Crônicas de Nárnia, Avatar: A Lenda de Aang e comprou a Millarworld. Entretanto, isso pode não ser suficiente. Com exceção da Prime Video, todas as outras principais concorrentes da Netflix liberam episódios semanais. O método permite maior vitalidade ao conteúdo. Como Game of Thrones. Há teorias, reações e expectativa para os próximos. E a gigante do meio começou a perceber isso.

A Netflix passou a testar episódios semanais com as séries The Great British Baking Show e Rhythm & Flow. Embora sejam programas menores, isso indica que a plataforma estuda outras estratégias. Claro, um passo de cada vez. Por enquanto, não há confirmação de qualquer tipo de alteração na forma do lançamento dos episódios. Caso a empresa implemente o novo sistema, a mudança deverá acontecer aos poucos. Uma decisão que, se concretizada, daria mais força de mercado à plataforma.

Próxima Matéria
Via   SR  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+