icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


No meio de auroras espaciais, astronauta russo filma ''convidados especiais''

POR Bruno Dias EM Curiosidades 26/08/20 às 15h01

capa do post No meio de auroras espaciais, astronauta russo filma

Dentre as profissões mais faladas por crianças quando perguntadas o que querem ser quando crescerem, está a de astronauta. Ser astronauta exige comprometimento e extrema dedicação. Os profissionais em potencial geralmente são selecionados e estão entre seus 30 e 40 anos. Normalmente, eles deixam carreiras de prestígio por uma chance na área. Eles começam de degrau em degrau até alcançar todas as possibilidades da profissão.

Por isso o treinamento são longos dias de trabalho árduo, além de inúmeras viagens. E mesmo fazendo todo o treinamento não há garantia de que eles irão para o espaço. Isso pode ou não acontecer, dependendo das circunstâncias. De qualquer maneira, é uma área bastante valorizada e sonhada por muitos.

A visão do espaço deve ser uma das coisas mais deslumbrantes que alguém pode ver. E recentemente, o cosmonauta russo,  Ivan Vagner, que está na Estação Espacial Internacional filmou auroras belíssimas. E nas filmagens elas tem alguns visitantes inesperados. São cinco luzes brilhantes que Vagner chamou de "convidados especiais".

É claro que olhando assim de primeira uma das primeiras coisas que vem à nossa cabeça é a possibilidade de serem extraterrestres. Até porque quando vemos objetos que, a princípio, não conseguimos identificar, ainda mais no espaço nos enchemos de esperança de que possa ser a tão procurada vida inteligente além da Terra.

Vídeo

O mais provável é que sejam satélites e não extraterrestres. Mesmo assim não deixa de ser uma visão intrigante. Provavelmente, isso é  mais um avistamento dos satélites de internet Starlink da SpaceX, já que eles foram lançados no dia 18 de agosto. Que foi um dia antes do vídeo ser compartilhado pelo cosmonauta. Mas ainda não se tem certeza.

"No vídeo, você verá outra coisa, não apenas a aurora. 5 objetos aparecem voando lado a lado com a mesma distância. O que você acha que são? Meteoros, satélites ou …?", escreveu Vagner em seu Twitter.

Entre nove e 12 segundos, é possível ver um conjunto de luzes que some bem rápido. Mesmo que possa ser realmente os satélites de internet, Vagner avisou a agência espacial russa Roscosmos a respeito  das luzes.

Análise

E alguns colaboradores da Roscosmos retwitaram o vídeo com um comentário. "Um vídeo interessante e ao mesmo tempo misterioso feito pelo cosmonauta de Roscosmos Ivan Vagner (@ivan_mks63) da Estação Espacial Internacional", publicaram. E a agência está  analisando o vídeo.

"É muito cedo para tirar conclusões até que nossos pesquisadores e cientistas do Roscosmos do Instituto de Pesquisa Espacial da Academia Russa de Ciências nos digam o que pensam. Decidimos entregar esses materiais a especialistas, que nos dirão qual é a opinião deles", disse Vladimir Ustimenko, o porta-voz da Roscosmos.

É importante lembrar que provavelmente esses "convidados especiais" não são visitantes de outros planetas. Até porque existem vários satélites ao redor do nosso planeta. A resposta mais provável para essas luzes é que sejam realmente satélites. Inclusive porque é uma coisa comum e que os astronautas da Estação Espacial Internacional já viram antes.

Satélites

Em abril desse ano, astronautas da Estação Espacial Internacional  fotografaram uma "carreata" de satélites Starlink passando pelo espaço.


Próxima Matéria
Via   Hypescience  
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest