icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Nova tecnologia ajuda milhares de crianças indianas perdidas

POR Jesus Galvão    EM Mundo Afora      26/04/18 às 14h08
capa do post Nova tecnologia ajuda milhares de crianças indianas perdidas

Cerca de 3.000 crianças desaparecidas conseguiram ser rastreadas em apenas quatro dias em Nova Deli, na Índia, graças um novo sistema de reconhecimento facial experimental que a polícia local adotou. E isso é grandioso se você pensar em uma nação com cerca de 1,3 bilhão de pessoas.

De acordo com o Ministério da Mulher e Desenvolvimento Infantil (MMDI), no país há cerca de 240 mil crianças desaparecidas. Isso apenas entre 2012 a 2017. O número real de desaparecidos pode ser bem maior do que estima o órgão. Organizações especializadas estimam que o número real de pessoas desaparecidas sejam de 500 mil por ano.

O programa

O MMDI criou um banco de dados on-line chamado TrackChild, para ajudar nos esforços para encontrar os desaparecidos. As fotos das crianças são postadas e as informações policiais sobre as investigações são compartilhadas entre agências e com os cidadãos. Apesar de que, apesar do recurso ser útil, o acúmulo de fotografias já é maior do que a capacidade da polícia para investigá-las.

Devido a isso, uma organização chamada Bachpan Bachao Andolan (BBA) desenvolveu um software de reconhecimento facial para automatizar o processo de comparação das fotos do banco de dados. Detalhes sobre o algoritmo para o reconhecimento facial do software não foram revelados, no entanto, as plataformas atuais de reconhecimento facial utilizam, geralmente, comparações geométricas e fotométricas.

"A Índia atualmente tem quase 200.000 crianças desaparecidas e cerca de 90.000 alojadas em várias instituições de cuidado infantil. É quase impossível que alguém possa combinar fotografias dessas crianças manualmente", disse Bhuwan Ribhu, ativista do BBA.

Questões burocráticas não esclarecidas estavam impedindo a implementação projeto piloto do sistema de reconhecimento facial, até que o Supremo Tribunal de Nova Deli interveio para auxiliar o departamento de polícia nas investigações. Uma vez liberado, o programa foi capaz de identificar 2.930 crianças após receber 45 mil imagens do banco de dados do TrackChild.

Ainda não está claro como irá funcionar o programa em sua total funcionalidade, e nem se há obstáculos legais que estejam impedindo a sua implementação, para que o programa enfim possa ajudar as milhares de crianças e pessoas desaparecidas por toda Índia.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
Via   IFL Science  
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest