• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Novo recurso do WhatsApp vai autodestruir suas mensagens

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      03/10/19 às 16h49

O WhatsApp se tornou o aplicativo de compartilhamento de mensagens mais usado em todo o mundo. Por esse motivo, ele está constantemente trabalhando para se atualizar e oferecer novas funcionalidades aos seus milhares de usuários. O foco do aplicativo parece ser a segurança e privacidade do usuário, tendo ele vista que ele está sempre aparecendo com novas funcionalidades para que as pessoas tenham mais descrição, enquanto está utilizando o mensageiro.

Embora ele seja o maior e mais popular aplicativo do tipo, em algumas coisas ele ainda fica para trás do seu principal concorrente, o Telegram, outro aplicativo que faz basicamente a mesma coisa. Mas parece que não por muito tempo, já que o WhatsApp está testando um novo recurso que já existe há algum tempo no Telegram. Segundo informações do site WABetaInfo, o aplicativo de Mark Zuckenberg está trabalhando em um função que autodestrói as mensagens. O novo recurso visa preservar a integridade de conteúdos confidenciais, compartilhados entre os usuários.

Novo recurso

Quem usa o Telegram, vai poder dizer que a novidade do WhatsApp já é ultrapassada. A função de autodestruição de mensagens já existe há algum tempo no Telegram, mas agora chegará também ao WhatsApp. Pelo menos, foi o que informou o site WABetaInfo, conhecido por sempre antecipar as novidades do mensageiro. O novo recurso apareceu em uma versão recente do aplicativo para Android e ainda está em fase de teste.

Mensagens, que se autodestroem, são bastante úteis em casos em que o usuário precisa compartilhar uma informação particular e não quer que fique guardada no histórico do seu contato.

Embora seja totalmente não recomendado e nem um pouco seguro, muita gente tem o hábito de compartilhar senhas ou números de cartões de crédito com a família por mensagens. Nesse caso, o novo recurso poderia dar um pouco mais de segurança ao usuário. Mas, continua sendo algo não recomendado, pelos especialistas em segurança cibernética.

Fase de teste

De acordo com informações do WABetaInfo, a implementação do novo recurso de destruição de mensagens ainda está em fase de testes. Provavelmente será adicionada novas opções, já que até agora tudo é muito básico. Até então, só é possível escolher duas opções para que o conteúdo seja autodestruído: cinco segundos ou uma hora. Ou seja, duas alternativas totalmente extremas e nada usuais, diga-se de passagem.

Além do mais, essa opção supostamente só estará disponível para conversas em grupos e precisa ser definida pelo administrador do mesmo. Após selecionar a opção, ela passa a valer para todas as mensagens enviadas entre os participantes da conversa.

Ainda não ficou claro se essa nova opção será disponibilizada para todos os usuários. Do mesmo modo, que não se sabe como deve ser na prática, caso seja realmente implementada ao mensageiro. Até agora, trata-se de um recurso bem básico.

E você, o que achou dessa nova função do WhatsApp? Acha que pode melhorar a segurança dos usuários? Você usaria esse recurso caso ele seja realmente implementando ao mensageiro? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+